Jornal A Semana

Lacerdópolis sediou Encontro Regional de Jovens Agricultores

  • Douglas Varela
  • 28/09/2018 10:40
15574680135bae2ff1131017.83753172.jpg

Lacerdópolis sediou no dia 13 de setembro o Encontro Regional de Jovens Rurais da Região de Joaçaba no Salão Paroquial da Igreja São Francisco das Chagas. O evento contou com a presença de técnicos e jovens dos municípios de Celso Ramos e Zortéa, região de Campos Novos.


O encontro foi realizado pela Epagri, com apoio das prefeituras municipais da região de Joaçaba, principalmente a Prefeitura Municipal de Lacerdópolis; Sicoob Credirio, Sulcredi, Ervateira Charrua, Idol Calçados, Coolacer, entre outras. O objetivo foi aproximar o poder público e os jovens do meio rural promovendo um momento de integração e troca de conhecimentos, além de oportunizar um momento de reencontro entre os jovens.


Uma das ações de destaque da Epagri com esse público é o curso de formação em liderança, gestão e empreendedorismo; hoje chamado de curso de produção, organização e protagonismo com jovens rurais que iniciou em 2012. De lá para cá mais de 2.100 jovens fazem parte desta rica oportunidade de formação, crescimento, empoderamento e construção da sua história de vida.


Durante o evento o tecnólogo em gestão ambiental, eletro-técnico, técnico em segurança do trabalho, bacharel em Direito e proprietário Portalmed, Sidnei Padilha palestrou sobre “Segurança do Trabalho no Campo,” enfatizando os cuidados que os produtores rurais devem ter durante a realização das atividades na propriedade.


Após, o Engenheiro Agrônomo, Almir Kroger, extensionista rural da Epagri no município de Aurora – Regional de Rio do Sul, com especialização em administração de empresas e instrutor na Ação Jovem no Centro de Treinamento da Epagri de Agronômica palestrou sobre “Administração da Propriedade Rural,” chamando a atenção para a importância de fazer cursos de capacitação, anotações, contas e estar bem informado para poder tomar boas decisões que contribuam para o desenvolvimento da propriedade rural.


Depois do almoço de confraternização os alunos do 5º ano do Centro Integrado de Educação de Lacerdópolis – CIEL acompanhados da professora Iarciane Dall'Orsoletta e da diretora, Gisele Dall'Orsoletta apresentaram a música “Que país é esse” composição de Renato Russo – Legião Urbana, música da década de 90, mas que ainda é bem atual em relação ao que o país passa.


A programação reservou ainda o relato de alguns jovens sobre suas experiências após participarem do curso. Entre eles, Marcelo George Poyer, do município de Ouro, que participou da turma de 2014. Ele falou sobre a diversificação de atividades na propriedade e da importância da agregação de valor, no caso a produção de açúcar mascavo.


Os jovens que tiverem interesse em participar do “Curso de Produção, Organização e Protagonismo com Jovens Rurais da Epagri” devem entrar em contato com os extensionistas da Epagri de seu município para saberem maiores informações.

Enquete