Agricultura

Linha Bonita sediou nova reunião para tratar da incidência da tuberculose e brucelose no município de Ouro

  • Marlo Matielo
  • 19/06/2019 07:21
7667945715d0a0f836046a6.82459092.jpg

A Administração Municipal de Ouro promoveu na noite desta terça-feira, dia 18, em Linha Bonita, mais uma reunião de conscientização sobre a brucelose e a tuberculose. Setenta produtores rurais da comunidade anfitriã e das localidades de Linha Dambros, Linha Sul e Linha Maziero atenderam ao chamado do poder público para debater com mais profundidade o assunto. 

O encontro contou com a participação do prefeito Neri Miqueloto, do Secretário de Agricultura, Rodrigo Neis dos médicos veterinários Renan Hermes (Secretaria da Agricultura) e Felipe Schaab (CIDASC) e da enfermeira Caroline Torteli (Secretaria da Saúde). 

O médico veterinário Felipe Schaab expôs a preocupação com relação ao aumento de casos de tuberculose no rebanho do município e a confirmação de um caso recente de brucelose. O profissional repassou as orientações necessárias sobre as doenças, a forma de transmissão e contágio, como evitar a contaminação nas propriedades, a necessidade dos exames periódicos, a retirada e o correto preenchimento das Guias de Transito Animal (GTA) junto aos órgãos autorizados. 

Schaab fez questão de ressaltar que a principal ferramenta para erradicar a doença no município passa pela conscientização dos produtores e pela procedência dos animais adquiridos. 

Ouro conta atualmente com um rebanho de quase 23 mil cabeças de gado. Três propriedades estão interditadas pela tuberculose e uma por brucelose. Alguns animais com a doença já foram abatidos sob a supervisão da CIDASC e há um caso de contaminação por tuberculose em humano. 

 O prefeito Neri Miqueloto destacou durante a sua manifestação que o poder público está preocupado com a incidência da doença e as consequências que esta pode trazer para a economia do município Informou ainda que as secretarias de Agricultura e de Saúde estão dando o suporte necessário para a solução do problema. 

Miqueloto afirmou que a municipalidade irá subsidiar parte do custo que os produtores interessados terão na realização dos exames. Cada produtor irá desembolsar R$ 10,00 por amostragem e o restante será por conta da Prefeitura.


Enquete