Saúde

Lions Clube Capinzal/Ouro promove palestra a idosos sobre diabetes

  • Jardel Martinazzo
  • 13/11/2019 11:22
7678160645dcc120ecd5901.15214807.jpeg

Marcando a passagem do Dia Nacional de Combate à Diabetes, lembrado em 14 de novembro, o Lions Clube Capinzal/Ouro, em parceria com a Secretaria de Saúde de Capinzal promoveu uma palestra sobre o assunto.

A atividade ocorreu na terça-feira, dia 12, na sede do Centro de Convivência do Idoso e foi ministrada pela clínica geral Dra. Tracy Mari Betinardi, assessora de diabetes da Governadoria do Lions Clube Distrito LD-8.

Para o público presente, formado por idosos, foi feita uma explanação sobre a doença crônica que faz com que haja o aumento dos níveis de açúcar no sangue. O diagnóstico é estabelecimento pela medida da glicemia no sangue após um jejum de 8 a 12 horas.

Dra. Tracy explicou que existem três tipos principais: A diabetes tipo 1, que é a ausência total de insulina; diabetes tipo 2, que faz uma resistência a ação a insulina e a diabete tipo 3, gestacional, que ocorre durante a gravidez, podendo retornar ao estado não diabética após o nascimento da criança.

A profissional lembra que os sintomas clássicos da diabetes são: sede excessiva, urinar muitas vezes ao dia, acordar a noite par urinar, fraqueza e tonturas, visão borrada, aumento do apetite e perda de peso.

“É importante procurar atendimento médico e realizar os exames de rotina anualmente, além de manter hábitos de vida saudáveis possível para evitar que no futuro você acabe desenvolvendo essa doença tão temida”, destacou.


Enquete