No ar

Jardel Martinazzo

Jornal do Meio Dia

12:00 - 12:39 com Jardel Martinazzo

No ar - Jornal do Meio Dia Ouça ao vivo

Losivanio Luiz de Lorenzi é reconduzido à presidência da ACCS

Losivanio Luiz de Lorenzi  é reconduzido à presidência da ACCS

Dar continuidade aos trabalhos, fortalecer metas ligadas à sanidade animal, à rentabilidade no campo, à sucessão familiar e também levantar bandeiras da luta dos suinocultores estão entre os planos de trabalho da atual diretoria da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS). A chapa, reeleita em outubro, foi empossada na noite de sexta-feira (12) em solenidade em Concórdia, no Oeste do Estado, onde fica a sede da entidade. O grupo ficará à frente dos trabalhos pelo período de quatro anos.

A solenidade de posse foi marcada pela presença de suinocultores de vários municípios, autoridades políticas e representantes das entidades mais importantes do país no setor do agronegócio. Isso porque nos últimos quatro anos a ACCS – que hoje representa cerca de 10 mil suinocultores – despontou entre as melhores do país, com resultados inéditos na área de produção, genética, bem-estar e sanidade animal, além de outros tantos avanços nas esferas públicas e privadas.

Reconduzido ao cargo de presidente pelo voto da maioria dos associados, Losivanio Luiz de Lorenzi encara a continuidade dos trabalhos como um desafio constante à frente da entidade que hoje é considerada a mais representativa do país no setor. “A avaliação é muito positiva, pois tivemos toda a representatividade de produtores, entidades, lideranças políticas. E isso mostra o quanto a Associação Catarinense de Criadores de Suínos é visível e representativa”, frisa. “Temos um aval muito grande sobre as propostas que são levadas ao governo para serem atendidas, as discussões que a gente faz também sobre os custos de produção junto às indústrias, por isso a participação também nesse momento das agroindústrias, das cooperativas é muito importante”.

Losivanio salienta que todo o planejamento é necessário pela forma como a associação cresceu nos últimos anos. “Temos uma equipe muito competente, uma diretoria de elite que sempre está à par de todas as questões da suinocultura, do agronegócio para que as coisas possam ser feitas com plenitude e dar respostas ao campo. É claro que não conseguimos intervir em preços pagos ao produtor, mas as políticas que fizemos são voltadas para que haja a melhor renda no campo”.

Os debates, conforma o presidente da ACCS, precisam ser contínuos. “Os desafios são constantes e haverá mudanças nos próximos quatro anos, especialmente no sistema de produção, por conta da preocupação com o bem-estar animal. Acredito que a grande maioria das propriedades vai se adequar e a ACCS vai trabalhar muito para que os produtores não paguem essa conta sozinhos”.

Plano de trabalho

Vastamente apresentado durante a campanha pela reeleição da chapa que continua à frente da ACCS pelos próximos quatro anos, o plano de trabalho da diretoria é bastante amplo e contempla principalmente desafios ligados à manutenção da sanidade, já que Santa Catarina ocupa um lugar privilegiado na preferência dos consumidores de vários países e tem resultados positivos nas exportações. “Temos que melhorar cada vez mais essa sanidade. Um grande trabalho que teremos neste próximo ano é com relação à mudança da instrução normativa de fábricas de rações, para que o pequeno e o médio produtor, a mini-integradora não tenham que ter as mesmas condições das empresas que exportam”, frisa de Lorenzi.

Quanto às conquistas já colecionadas pela atual diretoria, o presidente da ACCS destaca a evolução no campo genético da suinocultura, citando a construção da Central de Difusão Genética (CDG-ACCS). “Cada vez mais estamos trabalhando, atendendo outras regiões, melhorando a genética das granjas e a rentabilidade dos produtores”, diz, completando: “Também temos vários convênios, parcerias, e cada vez mais vamos fortalecer os laços técnicos e a qualidade de vida no campo”.

Outra meta que está nos planos de trabalho da diretoria reconduzida ao cargo é o fortalecimento das discussões em torno do futuro do agronegócio, especialmente nos próximos dez anos. O trabalho já foi iniciado junto às industrias, cooperativas, entidades e o governo do Estado para evitar que medidas drásticas cheguem ao campo sem antes passar por debates que envolvam todas as engrenagens que mantêm o setor em funcionamento.

Segurança para a sucessão familiar, tecnologias a serviço do produtor e sustentabilidade às granjas também estão entre as metas de trabalho da atual gestão. A entidade ainda deve continuar acompanhando as discussões rotineiras, além de apoiar a criação da Rota do Milho, para tornar a rentabilidade ainda maior aos produtores catarinenses.

“Estou seguro em partilhar decisões”, diz Colombo

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, não pode comparecer à posse por conta das enchentes que atingem cidades do litoral catarinense. Mesmo assim, fez questão de enviar uma mensagem aos suinocultores e cumprimentar o êxito dos trabalhos atribuídos à diretoria reconduzida ao cargo.

“Quero reconhecer o grande trabalho da associação em favor de Santa Catarina. O crescimento do setor, o desenvolvimento, a geração de empregos e também o grande trabalho do seu presidente neste período. Tivemos desafios, muitas dificuldades, mas também tivemos vitórias importantes. Tenho certeza que esse trabalho produzirá frutos para todo o setor, em parceria com o governo. Sinto-me seguro em partilhar decisões e superar obstáculos juntos”, garante Colombo, em referência ao trabalho realizado pela ACCS.

Democracia no diálogo

Uma das premissas do grupo que conduz a ACCS é manter o diálogo aberto com lideranças políticas e indústrias, discutindo ações que melhorem todo o setor de forma igualitário, posição que conforme a diretoria reeleita, será mantida para os próximos quatro anos.

“Apesar de defender os pleitos da categoria, a ACCS entende também os momentos de dificuldades que muitas vezes as indústrias e o governo atravessam e sempre dialoga com respeito com todos os elos do setor. Isso demonstra o trabalho sério e responsável liderado pelo presidente Losivanio”, enfatiza o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri.

Parceria duradoura com o Estado

Durante a cerimônia da diretoria da ACCS, o secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, ministrou palestra sobre o atual cenário do agronegócio catarinense e reiterou a parceria do Governo de Santa Catarina com a entidade. “A ACCS é uma parceira de longa data do nosso agronegócio, principalmente porque traz as preocupações dos produtores. Com o diálogo aberto o governo consegue tomar muito mais ações corretas. A ACCS faz muito bem essa mediação entre a classe produtiva e governo. Essa união vai permanecer para que possamos vencer os desafios constantes que surgem”.

 


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 15/01/2018 06:33



Principais Notícias

Publicado em 15/08/2018 09:55 por Jardel Martinazzo

Verdade ou Fake News - Suposto assassinato de dupla em fazenda da região viraliza nas redes sociais

Na noite desta terça-feira, dia 14, viralizou entre os grupos de WhatsApp de Capinzal, Ouro e região a informação [...]

Publicado em 15/08/2018 07:10 por Jardel Martinazzo

Mulher fica ferida após veículo despencar em barranco no centro de Herval

Bombeiros levaram mais de uma hora para resgatar uma mulher das ferragens de um Fusca que despencou em um barranco na [...]

Publicado em 14/08/2018 14:04 por Douglas Varela

Jovem goleiro capinzalense assina com o Brasil de Pelotas (RS)

O goleiro João Augusto dos Santos se transferiu para o Brasil de Pelotas (RS) no início deste mês de agosto onde vai [...]

Outras notícias

Publicado em 14/08/2018 07:18

Caminhoneiro que atingiu veículo estacionado tentou se evadir do local

No começo da noite desta segunda-feira (13), por volta das 19h, a Polícia [...]

Publicado em 14/08/2018 06:33

Solenidade comemora formatura dos Bombeiros da Melhor Idade em Piratuba

Aconteceu na última sexta-feira (10) no Batalhão do Corpo de Bombeiros [...]

Publicado em 13/08/2018 10:03

Câmara de Ouro realiza nesta noite a segunda sessão ordinária do mês de agosto

Os vereadores do município de Ouro reúnem-se novamente na noite desta [...]

Publicado em 12/08/2018 19:21

Disputada a última rodada da primeira fase da Copa Capinzal de Futebol

Foi disputada na tarde deste domingo, dia 12, no Distrito de Alto Alegre, a [...]

Publicado em 12/08/2018 08:09

Jovem fica ferido após saída de pista na SC-150 em Água Doce

Um jovem de 20 anos ficou ferido após saída de pista na madrugada deste [...]

Publicado em 11/08/2018 09:59

PRF flagra quase 90 motoristas sob efeito de álcool em Santa Catarina

Durante a noite de sexta-feira (10) e madrugada deste sábado (11), na BR 280 [...]