Jornal A Semana

Mais da metade da obra do Contorno Viário está concluída

  • Douglas Varela
  • 27/07/2017 11:07
10978455735979f3ee777c68.66421931.jpeg

Moradores ainda aguardam indenizações de terrenos

Executada pelo Consórcio Vias do Vale, formado pelas empresas Viga Pavimentação e Obras LTDA e Gaia Rodovias LTDA, as obras do Contorno Viário de Capinzal e Ouro completaram 16 meses no último dia 18 de julho e estão 55% concluídas. Atualmente cerca de 50 trabalhadores então atuando no projeto que terá um investimento de R$ 31,5 milhões do Governo do Estado.

Na tarde de sexta-feira, dia 21, a reportagem do Jornal A Semana percorreu o trecho de 10 quilômetros por onde passará a nova rodovia. Os trabalhos se concentram na região da comunidade de São Roque e próximo à empresa BRF, no bairro São Cristóvão. As próprias pedras e terra que estão sendo removidas do traçado são utilizadas para a base que posteriormente receberá a camada asfáltica.

A principal dificuldade verificada é referente à desapropriação de terrenos, sendo que diversos moradores aguardam pelas indenizações para deixarem os locais. Enquanto isso as máquinas não podem iniciar os trabalhos nestes pontos, o que poderá afetar o cronograma da obra prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2018.

Um dos moradores, Celso Alberti, precisou esperar 14 meses para receber à indenização. O dinheiro foi depositado em sua conta na quinta-feira, dia 13 de julho. A casa fica nas proximidades no salão comunitário de Linha Residência e o morador tem prazo de 45 dias para desmanchá-la. Ainda na última semana ele iniciou a terraplanagem do terreno que fica nas imediações onde construirá a nova moradia.

A ponte sobre o Rio do Peixe está 75% concluída, sendo que o único contratempo ocorreu em virtude a queda de um dos pilares que não suportou a forte correnteza nas cheias do dia 31 de maio. Nos próximos dias deverá iniciar a construção do novo pilar. A nova ponte terá 232 metros de extensão, ligando a SC-150, em Linha Caravággio (Ouro), até a comunidade de Linha Galdina (Campos Novos). Já a ponte sobre o Rio Leãozinho está praticamente concluída.


Enquete