No ar

Programação indisponível

MARKETING MULTINÍVEL

MARKETING MULTINÍVEL

O marketing multinível (MMN) ou marketing de rede é um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores. Assim, os ganhos podem vir de vendas diretas ou recrutamento de novos vendedores.

Essa é uma das variações mais polêmicas das áreas de marketing e vendas: Mas por que essa polêmica existe? É que, normalmente, quem pratica o marketing de rede defende o modelo. Muitos, inclusive, chegam a ser bem insistentes quando apresentam o plano e convidam outras pessoas. Quem já trocou uma ideia com os revendedores mais engajados das empresas Hinode e Herbalife podem ter tido má impressão desse tipo de marketing; Aliado ao desconhecimento e a desconfiança, acaba gerando uma rejeição significativa ao marketing multinível, um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores.

Trata-se, também, de uma modalidade de venda direta, que se baseia no contato pessoal entre vendedores e clientes para comercializar produtos e serviços – Mary Kay é um exemplo clássico de empresa que opera nesses moldes.

Esse modelo foi criado na década de 1940, nos EUA, marcando a evolução das tradicionais vendas diretas, que trata do ganho individual de comissões.

É uma oportunidade de ascensão, em que o vendedor se torna um líder ou um gerente de vendas, e amplia os ganhos. Ele deve atender sua clientela normal (gerando lucro direto) e atrair novos vendedores para a sua rede (conseguindo um lucro indireto, por meio da comissão residual). É necessário oferecer suporte, treinamentos, orientações, premiações, enfim motivar os revendedores.

No final, tanto esforço é recompensador, já que o empenho da equipe resulta em lucro. As principais vantagens desse modelo são: autonomia de trabalho, suporte de grandes empresas/marcas, modelo escalável de ganhos. E as principais desvantagens são: investimento inicial considerável e criação de redes em longo prazo.

Marketing multinível e pirâmide são a mesma coisa? Essa talvez seja a principal polêmica, mas são formatos bem distintos... Além de serem ilegais no Brasil, os esquemas de pirâmide não existem produtos ou serviços sendo comercializados para quem está de fora da pirâmide, o lucro é obtido somente com a entrada de novos integrantes no esquema, as pirâmides possuem prazo de validade. Para se ter uma ideia do perigo das pirâmides, basta recordar do famoso caso da Telexfree.

O modelo escalável de ganhos é a principal característica do marketing de rede, exemplos de marcas bem sucedidas são: Amway, Jequiti e Herbalife. A melhor parte do marketing multinível é que o ganho é proporcional à produtividade.

(Informações Marketing de Conteúdo)


Publicado por: Douglas Varela Data: 19/10/2017 11:13

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 20/01/2018 08:00 por Douglas Varela

Associação de Moradores do Loteamento Parizotto empossa a nova diretoria

A Associação de Moradores Sempre Unidos para Vencer do Loteamento Parizotto empossou na segunda-feira, dia 08, a nova [...]

Publicado em 19/01/2018 14:53 por Douglas Varela

Prefeitura de Lacerdópolis fará leilão de bens inservíveis

A Administração Municipal de Lacerdópolis fará Leilão de Bens Inservíveis no próximo dia 15 de fevereiro, a [...]

Publicado em 19/01/2018 14:39 por Douglas Varela

Linha Sagrado sediará o Encontro das Mulheres Agricultoras de Ouro

A comunidade de Linha Sagrado Coração de Jesus será sede do Encontro Municipal das Mulheres Agricultoras de Ouro no [...]

Outras notícias

Publicado em 19/01/2018 16:10

Seremos todos velhos digitais ?

Compartilho com vocês um texto de  Dado Scheneider que chama a atenção  [...]

Publicado em 19/01/2018 15:55

CHEGAMOS A GRANDE SEMANA DA FESTA DE NOSSO PADROEIRO

Nem a vida nem a morte podiam separar a Paulo do amor de Cristo. Por isso, dois [...]

Publicado em 19/01/2018 15:35

CDL registrou a adesão de 64 novos associados em 2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis [...]

Publicado em 19/01/2018 15:29

POPULISMO LEGISLATIVO

O Poder Legislativo existe para cumprir basicamente duas atribuições [...]

Publicado em 17/01/2018 23:10

Associação dos Acadêmicos de Ouro terá plantão de atendimentos no dia 27 de janeiro

A Associação dos Acadêmicos de Ouro (AACO) estará realizando no dia 27 de [...]

Publicado em 17/01/2018 07:35

Diocese de Joaçaba anuncia encerramento do processo diocesano da Causa de Frei Bruno

Depois de quase cinco anos de trabalhos, o bispo D. Mário Marquez (OFMCap), da [...]