Educação

Matrículas e rematrículas movimentam escolas estaduais e municipais de Capinzal e Ouro

  • Jardel Martinazzo
  • 19/11/2018 07:35
18450555565bf28a0830c703.79008534.jpeg

Estão abertas a partir desta segunda-feira (19) e se estende até sexta-feira (23) o período de matrículas para o ano letivo de 2019 nas escolas da rede estadual de ensino. A unidade escolar deve ser escolhida pelos critérios de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis legais.

A expectativa é receber cerca de 100 mil novos alunos nas 1.073 unidades escolares em todas as modalidades no ensino fundamental e médio ofertadas pela rede. Haverá um segundo momento para a realização das matrículas, entre 4 e 7 de fevereiro.

Conforme apurou a reportagem da Rádio Capinzal, muitos pais acordaram cedo para garantir vaga de seus filhos. É o caso da aposentada, Jovildes Capeletti. Ela e o esposo foram os primeiros da fila na Escola de Educação Básica Belisário Pena que oferece vagas para alunos do 6º ao 9º ano.

Jovildes conta que foram levar o filho na rodoviária municipal por volta da meia noite e meia e, como passaram pelo colégio, resolveu revezar o com o marido na fila e assim garantir o primeiro lugar da filha de 10 anos. “O que a gente não faz pelo filho né”, destaca Jovildes. O atendimento iniciou às 7h30min.

A estrutura do educandário pertence à rede estadual, mas desde  2012 passou a ser compartilhada com a rede municipal. Desde as 6h30min estão sendo feitas as rematrículas dos alunos que frequentam o pré-3 até o 5º ano. Um deles é o senhor Gilberto Stempkoski que chegou por volta das 4h da manhã para garantir a vaga do filho de 6 anos que irá estudar no primeiro ano.

Rede Municipal

Nas escolas da rede municipal de ensino de Capinzal inicia nesta segunda e se estende até 30 de novembro o período de rematrículas para a Educação Infantil, anos iniciais e ensino fundamental de 1º ao 5º e 6º ao 9º anos. As novas matrículas serão feitas de 03 a 7 de dezembro. Remanescentes de 4 a 6 de fevereiro de 2019.

Ouro

Em Ouro, o período de rematrículas na rede municipal ocorreu de 5 a 9 de novembro. As novas matrículas foram de 12 a 14 de novembro.  

Conforme a secretária Sirlei Almeida, houve um aumento significativo de matriculados. As vagas foram preenchidas nas turmas respeitando o espaço físico e a resolução do conselho Municipal de Educação de Ouro que estabelece o número de alunos por turmas

No início de fevereiro serão reabertas as matriculas, chamadas remanescentes, para as turmas q ainda tem vaga. Sempre respeitando que na rede municipal serão atendidos somente alunos cuja família reside em Ouro.

 

Enquete