Jornal A Semana

MELHORAR O AMBIENTE DE NEGÓCIOS

  • Douglas Varela
  • 19/07/2019 11:25
16520342195d31d3619b8277.57373509.jpg

O Brasil vive uma crise econômica sem precedentes. Os dados econômicos são alarmantes: a) 13,3 milhões de pessoas desempregadas; b) 6 mil companhias pediram recuperação judicial; c) 210 mil empresas fecharam as portas; d) 25% da capacidade produtiva das empresas encontra-se ociosa; e) em 2018, o crescimento econômico foi na ordem de 1,1%; f) em 2019, a expectativa é ainda menor (0,9%). Outro dado econômico alarmante: nos últimos 20 anos, o gasto público aumentou 6% em termos reais. Toda a gastança pública foi sustentada com base no aumento da carga tributária. Esta crise econômica é resultado dos efeitos negativos da recessão econômica ocorrida nos anos de 2014-2016.

Por outro lado, a infraestrutura sofre sérios problemas até para receber a devida manutenção. São inúmeras as notícias de pontes, viadutos e rodovias em situações precárias. A educação também sofre muito com a falta de qualidade. Amargamos os piores resultados nos testes educacionais internacionais. O resultado é que o nosso capital humano sofre sérios riscos. Também temos um ambiente de negócios extremamente complicado devido o excesso de burocracia e custos de operacionalização elevados.

Em que pese este quadro econômico nada animador, é a hora de trabalharmos fortemente para melhorarmos este País. E tudo passa pela modernização da estrutura econômica: a) legislação de negócios; b) investimento em infraestrutura; c) melhoria da educação. O Brasil necessita urgentemente melhorar o seu ambiente de negócios, mediante a reforma tributária. Também é urgente que seja viabilizada a melhoria de sua infraestrutura. A qualidade da educação também deve ser objeto de engajamento nacional. Não há a mínima chance de desenvolvimento com a educação hoje ministrada aos nossos estudantes. É a hora de acreditarmos neste País, para desenharmos dias melhores em todos os campos da vida nacional.

 


Enquete