Cultura

Memória do Dr. Hugo Nicolau Riffel é imortalizada em exposição

  • Marlo Matielo
  • 16/05/2019 14:08
3597643125cdd996eb09ed1.90732813.jpg

Segue até o dia 31 deste mês, na Casa da Memória, em Piratuba, a exposição que imortaliza a história do ícone piratubense Dr. Hugo Nicolau Riffel. A mostra de seus importantes feitos coincide com a passagem do aniversário de Riffel, que se estivesse vivo, completaria 91 anos de idade.

Os visitantes podem estar transitando em horário de atendimento até a casa da memória, localizada próximo a Câmara de Vereadores de Piratuba, e conhecer um pouco da vida e história do piratubense que alcançou o reconhecimento no xadrez e no futebol. O trabalho em conjunto com a família é comandado por Clarice Riffel.

Hugo Nicolau Riffel foi um dos responsáveis para tornar o xadrez uma modalidade de maior acesso e entendimento por quem nunca praticou este esporte ou por quem manifestava esta vontade mas nunca recebeu uma oportunidade. Foi reconhecido, recebendo premiações regionais, nacionais e reconhecimento de todas as gerações.

A paixão não se estendia apenas ao xadrez. Na exposição, os visitantes poderão conferir a carteira de sócio do Figueirense e uma carta redigida pelo Grêmio em uma visita realizada. Estes foram os dois times que dividiram o coração de Dr. Hugo. Mas foi no Hercílio Luz que o piratubense esteve a frente do comando: treinou o clube catarinense entre 1975 a 1976. O conhecimento no xadrez e sua tática 5X5 foram conhecidas pelos maiores treinadores do Brasil. Exemplares de suas obras foram enviados para embaixadas e clubes de futebol, ao qual é evidenciado em uma foto, onde o piratubense está ao lado do técnico Levir Culpi. No ano passado, uma remasterização de seu livro "Futebol, arte e ciência" foi realizado em parceria com a Gráfica Heckler.

Na exposição também podem ser encontrados o terno devidamente conservado e sua calça usados na formatura no curso de farmácia. Em 1952, Dr. Hugo se formou em filosofia e no mesmo ano também recebeu o certificado do curso de inglês, avalizado pelo Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano. Os certificados e cadernos podem ser também visualizados em extremo estado de conservação na casa da memória. Dentre estes e outros itens da sua coleção cuidada com muito carinho, um quadro de José Peri está em destaque.

De acordo com a família, a exposição traz aos piratubenses apenas um pouco do que foi a trajetória do Dr. Hugo Nicolau Riffel. Emocionados, recordam que neste mês, a personalidade completaria 91 anos de idade, um marco que deve sempre ser lembrado.

Fonte - Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM


Enquete