Saúde

Menina de 12 anos que reside em Zortéa está internada com suspeita de meningite

  • Jardel Martinazzo
  • 06/11/2019 09:19
19310866295dc2bb8430e4e8.29318986.jpg

Uma menina de 12 anos, moradora de Zortéa, está internada em Joaçaba com suspeita de meningite. A informação foi confirmada ao jornalismo da Rádio Capinzal pelo prefeito Alcides Mantovani.

O chefe do executivo zorteense destaca que na segunda-feira (04) a criança passou mal em casa, sendo levada para o hospital e desde então segue internada na UTI.

Mantovani conta que todas as medidas de prevenção foram executadas, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, com higienização da sala de aula onde a criança estuda.

Ainda de acordo com o prefeito, aguarda-se a confirmação oficial, mas pelos sintomas e diagnóstico inicial, tudo indica que seja meningite, provavelmente bacteriana. O resultado deve ser divulgado até o meio dia.

Doença

Meningite pode ser causada por vírus ou bactérias. A diferenciação só pode ser feita por exames, em especial a coleta de líquido da medula espinhal (punção lombar).

MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida. A melhora costuma ser espontânea, em algumas semanas, sem necessidade de tratamento específico.

MENINGITE BACTERIANA: é muito grave e deve ser tratada como uma emergência médica. Se não tratada, pode danificar seriamente o cérebro e causar infecção generalizada, levando à morte. O tratamento é realizado com antibióticos por via venosa e monitoramento hospitalar.

SINTOMAS DE MENINGITE: Os principais sintomas são dor de cabeça intensa, vômito, febre alta, endurecimento da nuca e sensibilidade à luz. Muitas pessoas também apresentam manchas na pele.

CONCEITO: A meningite é a infecção das meninges, as membranas que revestem e protegem o cérebro e a medula espinhal. A infecção faz as meninges inflamarem e incharem, o que pode danificar nervos e o cérebro.

COMPLICAÇÕES (SEQUELAS): podem variar de gravidade de pessoa para pessoa, e podem ser temporárias ou permanentes. Em geral, quanto mais grave a infecção, maior a chance de complicações. Perda da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral são possíveis complicações da meningite.


Enquete