Jornal A Semana

MINHA LIBERDADE E CONSEQUENTE RESPONSABILIDADE

  • Douglas Varela
  • 08/12/2016 10:46
73448531458495681cbcfc4.85753763.jpg

Gente querida, hoje quero provocar esta reflexão tão importante para o mundo de hoje e que muitos de nós ainda não sabemos como trabalhar isto no nosso dia a dia. Lembro-me que lendo Augusto Cury no seu livro Ansiedade ele diz: “Tive que parar de reclamar de tudo, e dar desculpas e de culpar os outros por meu fracasso. Parei de terceirizar minhas escolhas, elas são exclusivamente minhas, assim como as consequências.”

Quantos de nós estamos apegados ao passado, aos acontecimentos familiares, as vezes a escola, ou mesmo o trabalho. Sofremos por não termos conseguido estar no nível sonhado, no ideal planejado. E aí, começamos a culpar nossos pais que não nos deram oportunidades, ou criticar nossos professores que não souberam nos ensinar ou exigir de nós, ou mesmo culpamos nosso ambiente de trabalho diário, nosso patrão, nossa empresa por não abrir espaços. O certo é que no fundo estamos buscando culpados, estamos buscando alguém para assumir nosso fracasso, assumir nossa incapacidade de sermos responsável pelas nossas escolhas e então desfrutarmos ou carregarmos as consequências advindas de nossas escolhas mal feitas.

Creio que o mais prudente e sábio é perguntar: o que vou fazer com esta minha angústia, com este meu fracasso, com esta minha luta? Pois, ficar reclamando e culpando terceiros não vai nos ajudar a vencer e mudar o rumo de nossa vida. Por isso, tenho que assumir que sou um cidadão livre, capaz e que tenho que tomar as decisões certas para melhorar minha vida, minha profissão e meu relacionamento.

Eu posso fazer as escolhas que eu quiser, que mais me agradarem, que me mais me motivarem. Porém, depois de feitas as escolhas, elas tem consequências que não poderei depois ficar culpando terceiros por possíveis fracassos ou frustrações.

Preciso viver a vida de maneira completa, com intensidade, com qualidade, sem me preocupar em comparar-me com os outros. Cada um tem sua história, cada um é responsável por sua história, portanto, eu assumo meu caminho, eu assumo as consequências de todas escolhas que estou fazendo diariamente. Assim estarei no caminho certo, e terei grandes possibilidades de sucesso. Não posso e não vou delegar minha felicidade e minha realização pra ninguém, eu sou capaz, Deus me fez inteligente, livre e forte para vencer na vida. E assim serei.

Viva com plenitude o momento presente, seja grato por tudo que já viveu, e não duvide que seu futuro será brilhante. Mas lembre-se: quem vive bem o presente, redime seu passado e lança um alicerce firme para seu futuro. Viva com intensidade cada momento, cada fato, cada acontecimento. Seja você o sujeito de sua própria história. A liberdade é um dom maravilhoso, mas junto com ela temos que assumir todas as consequências de nossa escolha. Seja feliz e creia você pode e será feliz.


Enquete