Social

Morador de Zortéa pede ajuda para custear tratamento de doença grave

  • Jardel Martinazzo
  • 11/04/2018 15:15
19426262415ace53451e5025.38385242.jpg

A Associação de Moradores do bairro Imigrantes em Zortéa lançou há cerca de 20 dias uma Ação Entre Amigos em prol a Milton Cesar da Silva, de 40 anos. Portador de Miastenia Gravis, com 20 anos de evolução da doença, ele já realizou vários procedimentos e fez o uso de diversos medicamentos, porém, os mesmo não surtem mais efeitos.

Com isso, Milton precisa ser submetido a um tratamento imunossupressor de alta dose, associado à hidratação e proteção de mucosa e de bexiga, com isolamento de medula óssea. Porém, o procedimento custa R$ 75 mil e como não existe cobertura do SUS (Sistema Único de Saúde) a família não tem condições financeiras para arcar com os custos. O procedimento será realizado entre 19 de julho e 06 de agosto.

Quem tiver condições de colaborar com qualquer valor, as cartelas estão disponíveis em diversos pontos de Zortéa e Capinzal, inclusive na recepção da Rádio Capinzal. Também pode ser feito depósito bancário na Caixa Econômica Federal: Agência 1071/operação 013/conta poupança 34373-2. Maiores informações podem ser obtidas pelo 9-8895-2266.

Doença

 A Miastenia Gravis (MG) é uma doença neuromuscular de origem autoimune, que na sua forma mais comum provoca graus variáveis de cansaço e fraqueza muscular, que atingem preferencialmente os músculos de contração voluntária, tais como os dos braços, pernas, face, olhos e os músculos torácicos responsáveis pela respiração.

A fraqueza muscular associada à miastenia gravis habitualmente agrava-se após atividade física ou quando o paciente está mais cansado, como, por exemplo, ao final do dia. Os sintomas tendem a melhorar com repouso.

A Miastenia é uma doença grave, mas que nas últimas décadas tem sido adequadamente controlada com novos esquemas de tratamento, o que tem permitido que a maioria dos pacientes mantenha-se ativo e com qualidade de vida.

 


Enquete