Infraestrutura

Moradores reclamam da demora no recebimento de indenizações e impedem obras do Contorno Viário

  • Jardel Martinazzo
  • 05/10/2017 16:48
28505765859d6909b9e5c34.98619279.jpeg

Insatisfeitos com a demora na liberação do dinheiro correspondente as indenizações, alguns moradores que residem no traçado por onde passará o Contorno Viário de Capinzal e Ouro, decidiram por não autorizar a entrada das máquinas em suas propriedades. Um dos casos é do senhor Antonio Surdi, que tem a sua casa nas proximidades do antigo campo de Linha Residência.

Surdi relatou a reportagem da Rádio Capinzal/Jornal A Semana, que a família foi uma das primeiras a concordar com o acerto, mas já se passaram mais de um ano e meio e até agora o dinheiro ainda não foi liberado. “Já estamos cansados de ficar esperando”, contou o morador o qual afirmou que a família não quer atrapalhar as obras, mas também não poderá deixar o local sem uma garantia.

Requerimento

Na sessão da última terça-feira (03) da Câmara de Vereadores de Capinzal, os vereadores Bruno Michel Fávero (SD) e Gilmar Junior da Silveira (PSD), apresentaram um requerimento destinado à Secretaria de Estado da Infraestrutura, para que informe qual a previsão de pagamento da indenização para as famílias referente à desapropriação de terrenos do contorno viário.

Fávero comentou durante sua manifestação que num levantamento realizado constatou que das 40 famílias, apenas 3 teriam recebido o valor correspondente a indenização. Outra preocupação é a possibilidade da obra sofrer atrasos em seu cronograma de entrega prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

Obra

Com investimento de R$ 35 milhões do Governo do Estado, os serviços iniciaram em março do ano passado e já está com mais de 50% concluído. Eles contemplam terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica, obras complementares e sinalização da rodovia, além da construção de uma ponte sobre o Rio Leãozinho, que já está concluída e outra sobre o Rio do Peixe que está em andamento.

Além das indenizações, outro impasse nas obras ocorreu depois da queda de um dos pilares centrais da ponte principal que ocorreu no final de maio. Depois de alguns levantamentos técnicos e remoção da estrutura que desabou, a empresa responsável iniciou a reconstrução do pilar.

Em 11 quilômetros de extensão, o contorno vai ligar a SC-150, próximo ao Santuário do Caravágio, em Ouro, até o entroncamento com a rótula do Bairro São Cristóvão, em Capinzal, passando pela Linha Galdina (Campos Novos) e pelas linhas Residência e São Roque (Capinzal).

Durante visita no último dia 18 de setembro, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Paulo França, afirmou que a previsão de entrega da obra é para o primeiro semestre de 2018.

 Fotos: Douglas Varela

 

 


Enquete