Religião

Morre aos 64 anos a Irmã Diva Grezele

  • Jardel Martinazzo
  • 16/04/2017 22:51
139181705058f42169910492.80812146.jpg

Nascida no dia 23 de janeiro de 1953, em Linha Pinheiro Baixo, interior de Ouro, Irmã Diva Grezele, terceira e última filha do casal de agricultores Vicente Grezele e de Vitoria Andreis Grezele, faleceu neste domingo de Páscoa aos 64 anos.

Desde adolescente sentiu-se chamada para a Vida Religiosa. Assim ainda muito jovem ingressou no aspirantado no Colégio Mater Dolorum, em Capinzal, na Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras com o sonho de se tornar religiosa nesta Congregação. 

Em 1972 viajou para o Rio de Janeiro, juntamente com um grupo de colegas, com o mesmo ideal de vida, para seguir o caminho, passando pelo processo formativo até a emissão dos votos solenes, onde sua opção de vida definitivamente de permanecer na Congregação se concretiza. 

Durante sua vida, Irmã Diva percorreu o caminho de serviço missionário em vário locais do Brasil e no exterior. Sua primeira missão na comunidade de Vida Religiosa foi no Colégio Elisa Andreoli. Aqui pode formar-se técnico-enfermagem, dedicou-se à catequese que era realizada no Colégio e após a construção da Paróquia São Judas Tadeu, colaborou na formação da fé de muitas crianças preparando-as para os primeiros sacramentos, ou seja, a Primeira Eucaristia e Crisma. 

Prestou serviços passando por outras comunidades de diferentes locais. Por muitos anos foi missionária em Costa do Marfim – África, onde se dedicou ao serviço da saúde para com as comunidades carentes daquela localidade. Além disso, também foi missionária nas Filipinas. De retorno ao Brasil se formou na área administrativa e financeira, pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro.

Formada, dedicou-se no setor administrativo da Província Nossa Senhora Aparecida. Por (nove anos – 2000 a 2009) vários anos atuou no serviço administrativo do Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal, Santa Catarina. Eleita ecônoma provincial tem prestado serviços neste setor por (três anos) vários anos. 

Em 12 de abril de 2012, em pleno dia de Páscoa, Irmã Diva, após ter refletido sobre seus trinta e oito anos de Vida Consagrada, revelou o desejo de solicitar um espaço de tempo para aprimorar-se sobre a Vida Religiosa. São palavras dela: À luz da Páscoa, depois de ter rezado e refletido bastante sobre minha vida, vi que já se passaram 38 anos de minha Primeira profissão religiosa. Sempre me dediquei com amor e entusiasmo, tanto na minha vida religiosa, quanto profissional. Nunca medi esforços para que houvesse harmonia entre profissão e oração.

Para isso tive que renunciar muitas coisas, para poder ressalvar os que o profissional exigia. Portanto solicito de conceder-me seis meses ou um ano para que eu possa me aprimorar, tanto na espiritualidade, quanto profissional, para melhor servir.

Assim, em 2012, o seu desejo foi concretizado. Irmã Diva pode viajar para Portugal, passando uns meses na Comunidade em Fátima e outros na Itália, onde pode frequentar cursos de aprofundamento espiritual. De retorno para o Brasil, em agosto de 2013, foi designada para a comunidade Elisa Andreoli de Barreiros, auxiliando no setor administrativo do Colégio.

Em dezembro de 2015, descobre que estava sendo acometida por um tumor maligno. Este acabou levando-a para a eternidade, neste domingo de Páscoa, com apenas 64 anos de idade, destes, 43 de Vida Religiosa Consagrada, vividos na Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras.

Irmã Diva lutou muito contra a doença, pois seu desejo era viver, jamais se entregar. Lutou até o fim, mas o tratamento foi vencido pelo galopante tumor que a ceifou em espaço curto de tempo. Para ser melhor (mais bem) assistida, Irmã Diva, no dia 17 de fevereiro, de 2017, foi levada para Rio de Janeiro com a finalidade de intensificar o cuidado e o tratamento de saúde, mas o Senhor da Vida a chamou para a eternidade. 

Colaboração - Irmãs da Comunidade Elisa Andreoli

 


Enquete