Jornal A Semana

NEM TUDO SÃO FLORES!

  • Douglas Varela
  • 16/05/2018 10:44
8097602065afc35cb63a049.91516102.jpg

Acredito que muitos ao deparar com o título do artigo, logo imaginaram tratar-se da temática que assola nosso país: corrupção, pouca vergonha dos políticos e perca da credibilidade das instâncias jurídicas!

Este artigo reflete as consequências destes fatos, pois entristece quem faz da honestidade sua motivação para trabalhar; mas, pretendo ir além destas constatações, reflitamos sobre alguns aspectos da existência!

Quem disse que na vida tudo são flores? Dificuldades e problemas: quem não os tem? Viver nesta época, onde o prazer e a felicidade momentânea é fruto de mera satisfação pessoal induz as criaturas a perder dimensão do coletivo. Este individualismo e a vida pautada no desejo passageiro levam, ao desencanto e a perda do sentido de estar neste mundo, uma parcela da população!

Esta desmotivação, no sentido psicológico, pode receber o nome de depressão, melancolia ou algo neste sentido. Em que pesem as afirmações dos especialistas, constata-se que ao se perder o sentido do viver, a dureza e amargura impregna-se, ou seja, os espinhos tiram o brilho das flores!

Viver fechado é problema, pois se vive num casulo e perde a preocupação com as demais criaturas! Esta triste constatação não permite a abertura para os encantos do viver. Desta forma temos uma sociedade hipócrita, repleta de aparências e enganos que leva muitos ao desejo da 'morte'. As novelas e alguns programas do tipo reality show retratam aspectos da realidade que corrói este mundo: ganância, desejo incontrolável de crescer por qualquer custo, caso preciso, até matar o ser humano. Quanta contradição: nunca se desfrutou de tanta comodidade e benefício como na atualidade, entretanto, a satisfação e infelicidade impedem as criaturas de não ver flores em seu viver.

Deixar de ver as flores, em alguns momentos, até é normal, mas quando falta coragem para enfrentar os obstáculos e estes se tornam rotineiros, eis a questão! Quando o ser humano se abate pela tristeza e sente ser impossível a felicidade, ele deve compreender que viver nem sempre é estar ladeado por flores ou situações boas, mas é preciso enfrentar desafios e entender que nos pequenos detalhes do viver estão seus encantos!

Amigo leitor, não perca a vontade de lutar, tenha coragem e perceba que nem tudo na vida corre como a gente quer, enfrente as contrariedades e os obstáculos diários! Nem tudo são flores; saiba que no final do túnel há luz, pois, nada na vida é impossível quando se acredita! As flores podem deixar de existir, quando se imagina que as vitórias são fáceis. Que sentido tem o que se consegue na facilidade? O que vem sem luta não tem valor!

Que Deus em sua imensa misericórdia, por meio de nossa oração diária, permita-nos entender que na vida nem tudo são flores, mas as fases tenebrosas passam! Com fé, esperança e vontade de enfrentar os percalços da existência, nem que seja, aos trancos e barrancos, drible as obscuridades quando nem tudo são flores!

Pense nisto! Até o próximo!

Enquete