Jornal A Semana

O ABOMINÁVEL MUNDO DA INTERRUPÇÃO CONTINUA

  • Douglas Varela
  • 03/08/2017 09:28
4756276155983172114c680.41320392.jpg

É fato que hoje em dia fazemos mais coisas em paralelo. O mundo digital e a evolução do ser humano leva as pessoas a outro patamar de produtividade e contato com a informação. Estamos sempre interagindo com algo ou alguém, comprando ou vendendo algo, nos informando sobre o que está acontecendo, informando alguém sobre algo, nos divertindo, buscando novidades, compartilhando algo…

A Internet e os telefones celulares nos levaram a um patamar jamais visto. São tantas as coisas que temos para fazer que é praticamente voz comum ouvir as pessoas reclamarem que estão "sem tempo". Isto porque a medida que adotamos novas formas de interagir com o mundo, nós assumimos novos compromissos que antes não existiam .

Agora vejam a quantidade de coisas que se somaram no meu dia-a-dia nos últimos anos. Coisas que não existiam, coisas que simplesmente eu não precisava fazer. E hoje faço. Além do mais, tudo isto não acontece de forma linear, primeiro faço isto, depois faço aquilo, tudo acontece ao mesmo tempo agora , e quem está interagindo com você espera sempre uma resposta rápida, espera ter a prioridade de sua atenção .

Esta interrupção constante do que estamos fazendo por algo que chega no meio da tarefa faz com que muitos na verdade se tornem menos produtivos e não o contrário. Nem todo mundo tem a capacidade de fazer N coisas em paralelo mantendo a qualidade do seu trabalho. Eu tive que aprender a me policiar e a entender qual o meu limite das tarefas que posso fazer ao mesmo tempo, mantendo a qualidade. Dali para frente minhas respostas passam a ser evasivas, não conclusivas, abreviadas e de péssima qualidade.

Trazendo este fato ao mundo dos desenvolvedores de software estou realmente preocupado. Não há um só desenvolvedor que tenha como única janela aberta a do

Então, acima de tudo, descubra seu limite, encontre o ponto onde o equilíbrio entre fazer mais de uma tarefa em paralelo e a qualidade se cruzam e não entre na linha descendente da qualidade . Acredite, o mundo pode esperar um momento.


Enquete