Jornal A Semana

O amor e os enamorados

  • Douglas Varela
  • 15/06/2018 16:41
6889515335b2416aea3d410.34885395.jpg

Afloram-se os sentimentos, aceleram-se os batimentos, consomem-se os pensamentos, perde-se a racionalidade. O peito se expande, o brilho no olhar se refaz. O sorrisinho bobo e os minutos antes de adormecer tornam o teto do quarto uma obra de arte, que mergulhados em devaneios traçamos mentalmente um futuro; as histórias, as viagens, os momentos, o altar e o nome dos filhos. O amor é sem dúvida capaz de nos conduzir às mais intensas sensações existentes.

É sublime, divino e bondoso. Poderia até se intitular como o “pai” de todos os sentimentos, pois afinal, quem ama verdadeiramente, pratica a empatia, o afeto e a compreensão. Quem ama aprende a ceder, a dar espaço, a incentivar os sonhos do companheiro, a enfrentar de mãos dadas os problemas e estar disposto a mostrar o lado bom da vida. Quem ama nos ajuda a levantar quando caímos, encoraja e mostra o quão importante somos. Quem realmente ama doa-se e coloca a felicidade do outro acima de tudo.

Porque amar é um processo de “desegosímo”, é reconhecer nossas falhas, finidades, imperfeições, amar-se a si mesmo e aceitar os defeitos do outro. É entender que a vida sem o companheiro já não possuí mais sentido, que o sentimento transborda de nós mesmos e precisamos dividi-lo com alguém. É compreender que o outro é nosso porto-seguro; tanto para os nossos problemas, quanto para o nosso amor.

Entretanto, ele não está nas flores, chocolates, presentes ou jantares. O amor se esconde na simplicidade, nos gestos do dia a dia. Em você achá-la linda mesmo quando estiver toda descabelada às seis horas da manhã, na maneira única com que ela vibra quando você faz um gol, no “beijo se cuida, estou aqui e conte sempre comigo” ou na segurança que você sente quando estão perto. O amor real é aquele que vence dias ruins e que não desiste mesmo quando tudo parece dar errado. O amor pode doer e a tempestade quase te fazer naufragar, mas você verá que quando amamos mesmo, ao término de cada tempestade, o sentimento estará ainda mais nutrido e forte. Porque o amor é algo inquietante, é sentir-se incentivado todos os instantes a mostrar a melhor face e fazer a pessoa ao lado sentir-se especial.

Pois afinal, o amor não é uma soma em que dois com dois são quatro, ele é irracional. É demonstrar afeto por alguém sem ter uma explicação lógica, sentindo a necessidade de evidenciar o que carrega dentro do peito. É renovar-se e melhorar-se a cada momento, porque ver o companheiro bem, te faz bem também. O amor é perdão. É reconhecer-se na fragilidade humana e errante, percebendo que as partes que unem são bem mais importantes do que as que tentam separar.

Amar é depois de você digitar aquele boa noite, recostar-se ao travesseiro e imaginar-se lá frente, numa tarde chuvosa de sábado, adjunto aos pinguinhos de gente correndo pela casa, você vai, derruba-os no chão, faz cócegas, solta uma gargalhada gostosa e diz: “quando vi teu pai, entrando todo sem jeito por aquela porta e coçando o canto do nariz, parecia que o conhecia de outras vidas” ou “a tua mãe estava tão linda naquele dia que esqueci até de falar meu nome”. De fato, podemos compactuar que o amor tem um efeito mais eficaz do que qualquer entorpecente, capaz de nos deixar incrivelmente em êxtase. O amor é aquilo que faz a vida valer a pena.

E chegará um tempo em que o “até semana que vem” se tornará o “me espere para o jantar”, em que a minha grana será nossa grana, em que sonharemos e realizaremos dia a após dia este sonho juntos, em que amontoaremos nossos trapinhos e talvez a gente discuta sobre qual será a comida do almoço, quem ficará responsável por guardar as roupas ou tiraremos diariamente no “par ou ímpar” para ver quem lavará a louça. Mas a única certeza que posso ter deste par ou ímpar é que você é um ser ímpar, inconfundível, um ladrão de coração inigualável, insubstituível e para todo o sempre, é e será, o meu melhor par.

Vorazes leitores, deixem bem claro o quanto amam. Palavras de afeto jamais devem ser economizadas.

E aos que estão sós, acreditem: a vida nos prega muitas peças e cedo ou tarde chegará uma pessoa especial que lhes mostrará o quão sublime é o amor.

Aos futuros, atuais ou eternos apaixonados; feliz dia dos namorados!

 


Enquete