Jornal A Semana

O CASO DE JANAÚBA (MG): UMA REFLEXÃO!

  • Douglas Varela
  • 16/10/2017 06:41
486730259e4713a9691a3.09358433.jpg

Durante esta semana, nosso Brasil foi surpreendido por mais um caso envolvendo doença, individualismo, falta de sensibilidade, solidariedade, enfim, algo para refletir a respeito do comportamento de nossa sociedade. O fato trágico ocorrido no norte de Minas Gerais, no município de Janaúba, onde um homem, ateou fogo no próprio corpo e em cerca de 50 crianças (elas estavam no recreio) na creche municipal "Gente Inocente".

O saldo triste desta tragédia resultou na morte de duas meninas e de quatro meninos de quatro anos, além do autor (Damião Soares dos Santos de 50 anos, vigia da referida creche) e da professora Heley Aline Batista, de 43 anos, na verdade uma heroína que tentou salvar as crianças, além de deixar vários feridos.

Não escrevo este artigo para condenar ninguém, muito menos alardear o fato, desejo apenas refletir o que anda acontecendo com o ser humano inserido na vida em sociedade. O ódio e a vontade de matar o outro toma proporções sem medidas. Nos EUA, em Las Vegas, outro psicopata, matou mais de vinte pessoas que assistiam a um show. A cada semana assistimos estarrecidos episódios, com cenas de crueldade envolvendo assassinatos de pessoas. O que leva alguém cometer tamanha barbaridade?

Certamente a psicologia e a psiquiatria encontram respostas para fatos como estes! Resumidamente penso que estas tragédias, onde seus autores deixam de ver no outro o seu próximo e acreditam que se pode viver sem a convivência com outros seres humanos, devem-se ao fato do esquecimento da religião. Sim, a falta de religião leva as pessoas a esquecer que Deus é a ponte de ligação com o humano, e desta forma as tragédias vão acontecendo como as de Janaúba. Estas criaturas se afastarem de Deus e abrem as portas de suas mentes para a maldade. Obviamente não será apenas a religião, outros fatores ligados ao comportamento e de vida, devem ser analisados para se entender tais barbaridades!

O caso de Janaúba (MG) leva-nos a pensar que quando nos afastamos de Deus, tudo perde o sentido, viver ou morrer ganha a mesma dimensão. Precisamos ser criaturas pró-ativas, interessadas na proliferação do bem, envolvidas com bons projetos sociais, cultivando boas amizades e, principalmente, lembrando que neste mundo estamos apenas de passagem!

Não tenho dúvidas: vivemos o momento onde devemos pensar que é preciso romper com o ritmo acentuado de violência na sociedade. Os pais deveriam ter maior cuidado, não apenas com os “presentes” que são dados aos filhos, mas, ter cuidado com os jogos e com as tecnologias que usam.

Este caso triste de Janaúba (MG) deve servir de alerta para entender qual é a vocação do ser humano, ela não esta focada no ódio, mas todos são chamados a felicidade que se encontra quando se consegue fazer o outro feliz.

Que Deus em sua infinita misericórdia nos faça acordar para vivermos a vida em sua plenitude, o caso de Janaúba (MG), entristece a humanidade e demonstra a fragilidade humana, mesmo frente a tanta tecnologia, ainda precisamos evoluir muito.

Pense nisto e até o próximo!


Enquete