No ar

Marcio Pedro

Programa Marcio Pedro

18:10 - 18:59 com Marcio Pedro

No ar - Programa Marcio Pedro Ouça ao vivo

O EPISÓDIO DA ESCOLA DE CARAPICUÍBA!

O EPISÓDIO DA ESCOLA DE CARAPICUÍBA!

Fazem quase trinta anos que atuo no magistério, entretanto, nos últimos anos, vejo cenas estarrecedoras que demonstram o quanto está difícil exercer essa profissão. As razões são inúmeras, elas passam pela desvalorização salarial e por outros fatores abordados neste artigo.

Dizer que o salário não tem importância, seria algo hilariante, mas tenho a coragem de afirmar que não é o fator determinante para dizer o caos que se encontra nossa educação.

Vamos por etapa. Primeiro se deve afirmar que estamos inseridos numa sociedade onde tudo é permitido. Nesta perspectiva caímos na promiscuidade e na falta do limite para com tudo. O fato que aconteceu na semana passada em Carapicuíba (SP), numa escola pública, onde os alunos lançaram cadeiras e carteiras sobre uma professora, transformando a sala de aula num campo de guerra e filmaram, colocando as imagens nas redes sociais, expressa como a nossa sociedade perdeu o senso do equilíbrio. Este episódio que aconteceu dentro de uma escola de pública, mantida com dinheiro de todos nós, mostra o nível que a educação do Brasil chegou! É triste ter que escrever sobre barbaridades que estão presentes na Educação Básica, mas também no Ensino Superior. E, como poderemos ter avanço no ensino, tendo comportamentos como estes?

Verdade seja dita, crianças e jovens perderam a dimensão do respeito e dos limites, para eles parece que o mundo existe apenas para seu grupo e, levam para as salas de aulas este catastrófico comportamento, tirando da escola a sua essência, ou seja, o estimulo para se promover o conhecimento!

Outro aspecto que não pode ser deixado de lado é o descompromisso das famílias; aliás, os jovens da escola de Carapicuíba, com certeza, não tem o acompanhamento de seus pais, caso tivessem, aquela barbárie não teria acontecido. Até quando teremos este descompromisso de inúmeras famílias que fazem da escola um depósito de criaturas, atribuindo o ato do educar exclusivamente à escola?

Não afirmo que toda a culpa seja da família, a escola também precisa rever suas posturas e conceitos, seus gestores, professores e todo seu quadro precisa constantemente passar por avaliação. Mas, nada justificará atos como os registrados nas imagens da escola pública de Carapicuíba!

Não quero perder a oportunidade de escrever algo intrigante: estamos frente a uma geração de jovens que parecem 'serem feitos de açúcar', pois não conseguem enfrentar conflitos, resolvem de sua forma, outros ficam depressivos, além de ter aqueles que buscam a válvula de escape em meios ilícitos e ainda há os 'revoltados' que seguem a via do 'vamos quebrar e detonar tudo', como se fez na escola pública de Carapicuíba.

As exceções existem, pois temos jovens e famílias, mesmo com inúmeros problemas, sempre se fazem presentes na escola e sabem muito colocar limites nos filhos. Às vezes penso como Maquiavel, caso não se aprenda pelo amor, a dor e o sofrimento tonam-se o único caminho! Quantas mães esquecem essa verdade e quando os filhos são punidos, pelos rigores da lei, os delinquentes defensores dos 'direitos humanos' buscam defender quem se tornou bandido. São inversões de valores, caso fossem corrigidos na hora certa, não teríamos episódios como este em nas escolas.

Tenho consciência que este tema é polêmico e abre espaço para um grande debate. Não podemos ficar calados, nem cruzar os braços frente a episódios como estes que se repetem diuturnamente em nas escolas brasileira.

Pense nisto e até o próximo!


Publicado por: Douglas Varela Data: 17/06/2019 07:51

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 16/07/2019 08:48 por Douglas Varela

Ladrão furta mangueira e tenta invadir residência no Distrito de Alto Alegre

Uma tentativa de furto em residência foi registrada durante a segunda-feira, dia 15, no distrito de Alto Alegre, [...]

Publicado em 16/07/2019 04:00 por Marlo Matielo

Religiosa ourense participa de missão centenária de evangelização no Acre

A Irmã Nádia Reck, que atualmente reside em Belo Horizonte (MG), na casa de formação das Irmãs Servas de Maria [...]

Publicado em 16/07/2019 04:00 por Marlo Matielo

Câmara de Ouro aprova três projetos na última sessão antes do recesso

Na noite desta segunda-feira, dia 15, a Câmara de Vereadores do município de Ouro realizou a terceira sessão [...]

Outras notícias

Publicado em 16/07/2019 04:02

CRAS de Capinzal realiza passeio com grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Capinzal realizou neste [...]

Publicado em 15/07/2019 18:52

Dupla Capinzalense conquista a principal laçada do Rodeio em Chapecó

A dupla Capinzalense, formada pelos 02 melhores laçadores da atualidade na [...]

Publicado em 15/07/2019 11:10

Transcatarina: não existe nada igual

Liberdade de Ideias Foram quatro dias de aventuras... Entre 10 e 13 de julho, [...]

Publicado em 15/07/2019 10:59

Veículo arrombado e bolsa furtada durante a madrugada de domingo no centro de Capinzal

Um veículo foi arrombado na madrugada deste domingo, dia 14, no centro de [...]

Publicado em 14/07/2019 20:53

Divulgado o gabarito provisório do Processo Seletivo da Prefeitura de Ouro

Foram aplicadas na manhã deste domingo, dia 14, na Escola Felisberto Vilarino [...]

Publicado em 14/07/2019 18:33

Mulher empurra Padre Marcelo Rossi de altar durante missa em Cachoeira Paulista

Uma mulher invadiu o altar e empurrou o padre Marcelo Rossi durante uma missa [...]