No ar

Jardel Martinazzo

Jornal do Meio Dia

12:00 - 12:39 com Jardel Martinazzo

No ar - Jornal do Meio Dia Ouça ao vivo

O MUNICÍPIO AVALIA OS SEUS SERVIDORES ESTÁVEIS?

A Constituição Federal estabeleceu que o servidor público estável deve sofrer processo de avaliação periódica de desempenho. Pelo ordenamento jurídico nacional, o servidor público cujo desempenho funcional é medíocre deve ser exonerado. A insuficiência de desempenho é motivo suficiente para o desligamento do servidor relapso e improdutivo. Porém, é assegurado ao avaliado o direito fundamental à ampla defesa, para, querendo, impugnar o resultado da avaliação (art. 41, §1º, inc. III).

Os critérios de avaliação de desempenho do servidor devem ser definidos por cada ente federativo mediante lei complementar. Este é o veículo legislativo adequado e pertinente para a definição dos critérios que serão utilizados para a efetivação da avaliação de desempenho dos servidores estáveis de cada ente contratante.

A regra constitucional impõe que os servidores de todos os entes da federação tenham o seu desempenho avaliado periodicamente. No plano normativo nacional não há espaço para a inércia e a mediocridade no serviço público. Há sim a exigência para que o serviço público seja marcado pela constante inovação e pelos ganhos de produtividade. Aqueles servidores improdutivos devem ser excluídos do serviço público. Os escassos recursos públicos arrecadados dos contribuintes não podem ser utilizados para a reprodução da improdutividade, da ineficiência e da mediocridade na Administração Pública.

Por isso, os entes federativos devem estabelecer um sistema eficaz de incentivos para os servidores aumentarem constantemente a produtividade. Os bônus por produtividade nas carreiras devem ser adotados para incentivar os servidores competentes, dedicados e eficientes. É fundamental valorizar cada vez mais a meritocracia no serviço público. O servidor precisa cumprir metas claras, objetivas e determinadas.

Agora uma pergunta merece resposta: o seu Município avalia os seus servidores estáveis? Há uma política clara de avaliação periódica de desempenho? Ou prevalece um jogo de cena corporativista em que tudo fica no “faz de conta”? É fundamental que seja devidamente investigado se o seu Município efetivamente avalia periodicamente de forma séria e responsável os seus servidores efetivos e estáveis. Se não realiza a referida avaliação, os órgãos de controle externo - MP, Câmara de Vereadores e Tribunais de Contas - deverão agir rapidamente para impor a obrigação de fazer aos gestores públicos. Os cidadãos que transferem parte da sua riqueza para o Município não podem continuar passivamente assistindo a continuidade de servidores públicos relapsos, inertes e improdutivos. É preciso ação enérgica e correta para melhorar cada vez mais os serviços públicos em todas as esferas da Administração Pública brasileira. E o grande começo chama-se avaliação periódica de desempenho.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 07/10/2017 11:28



Principais Notícias

Publicado em 15/08/2018 09:55 por Jardel Martinazzo

Verdade ou Fake News - Suposto assassinato de dupla em fazenda da região viraliza nas redes sociais

Na noite desta terça-feira, dia 14, viralizou entre os grupos de WhatsApp de Capinzal, Ouro e região a informação [...]

Publicado em 15/08/2018 07:10 por Jardel Martinazzo

Mulher fica ferida após veículo despencar em barranco no centro de Herval

Bombeiros levaram mais de uma hora para resgatar uma mulher das ferragens de um Fusca que despencou em um barranco na [...]

Publicado em 14/08/2018 14:04 por Douglas Varela

Jovem goleiro capinzalense assina com o Brasil de Pelotas (RS)

O goleiro João Augusto dos Santos se transferiu para o Brasil de Pelotas (RS) no início deste mês de agosto onde vai [...]

Outras notícias

Publicado em 14/08/2018 07:18

Caminhoneiro que atingiu veículo estacionado tentou se evadir do local

No começo da noite desta segunda-feira (13), por volta das 19h, a Polícia [...]

Publicado em 14/08/2018 06:33

Solenidade comemora formatura dos Bombeiros da Melhor Idade em Piratuba

Aconteceu na última sexta-feira (10) no Batalhão do Corpo de Bombeiros [...]

Publicado em 13/08/2018 10:03

Câmara de Ouro realiza nesta noite a segunda sessão ordinária do mês de agosto

Os vereadores do município de Ouro reúnem-se novamente na noite desta [...]

Publicado em 12/08/2018 19:21

Disputada a última rodada da primeira fase da Copa Capinzal de Futebol

Foi disputada na tarde deste domingo, dia 12, no Distrito de Alto Alegre, a [...]

Publicado em 12/08/2018 08:09

Jovem fica ferido após saída de pista na SC-150 em Água Doce

Um jovem de 20 anos ficou ferido após saída de pista na madrugada deste [...]

Publicado em 11/08/2018 09:59

PRF flagra quase 90 motoristas sob efeito de álcool em Santa Catarina

Durante a noite de sexta-feira (10) e madrugada deste sábado (11), na BR 280 [...]