No ar

Programação indisponível
  • WHATS
  • JOGO SEMIFINAL
  • 01
  • 02
  • 03

O NAMORO: TEMPO DE CONHECER E RECONHECER O OUTRO

O NAMORO:  TEMPO DE CONHECER E RECONHECER O OUTRO

O convite de hoje é pensar sobre o relacionamento de namoro: muitas pessoas o acham desnecessário; outras falam apenas no ficar; e outras querem mesmo a saciedade das sensações físicas e aí e acabam se esvaziando.

Quando satisfazemos apenas o físico, nosso emocional continua “carente“. Amor vai além e, é aí que entra o tempo de namoro; tempo para conhecer, não apenas o “lado feliz, lindo e amável” do outro, mas também aquelas características que nem sempre aprovamos; aquele temperamento difícil de aceitar e, muitas vezes, bem diferente da outra pessoa (e daí, vêm as divergências, a nossa falta de paciência e o fim de um relacionamento).

O tempo de namoro é um período de promessa; promessa de um amor que amadurece com o tempo e não da noite para o dia. O namoro é tempo do conhecer, do compreender-se, e perceber como se reage diante das expectativas, como é o relacionamento com as diferenças individuais e, nisso tudo, como se pode trabalhar para a superação da condição presente, agindo com respeito e tolerância e sabendo até onde se deseja conviver com o outro, estendendo este namoro para um noivado e o compromisso do casamento.

Um namoro saudável é favorecido pelo casal quando estes permitem um olhar diferente para ambos; quais são os gostos em comum, as diferenças, os pensamentos sobre assuntos divergentes, aonde se quer chegar com este namoro.

Por conseguinte, o namoro compreende um estímulo direto para o autoconhecimento; é nesse tempo que, tudo aquilo que eu acredito como verdade é colocado em “xeque” com a verdade do outro: os sentimentos, carências, dependências, crises, alegrias, decepções. Aí entra a força da superação, até mesmo, dos traumas e dores por uma história de vida mal compreendida.

Por isso, não se deve iniciar um namoro apenas porque não se deseja ficar sozinho, sem namorado (a). Os casamentos infelizes começam dessa forma, achando “depois de casar melhora” ou “o tempo faz com que se acerte tudo”.

De fato, conhecer leva tempo e viver debaixo do mesmo teto faz toda a diferença. Por isso, afirmo que é muito bom olhar para o namoro com maturidade, tendo conhecimento de si, aceitando o outro, vivendo a dois a experiência do amor que constrói, amadurece, faz e refaz em sua vida.

Portanto, um relacionamento maduro se faz no dia a dia, em que as situações positivas ou negativas surgem no relacionamento para o amadurecimento e para treinar um casal que deve decidir, futuramente, a partir dos objetivos e desejos de ambos.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 16/06/2018 09:23

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 19/09/2018 18:26 por Jardel Martinazzo

Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – CISAM-MO realiza Assembleia Geral Ordinária

Na tarde desta quarta-feira, dia 19, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CISAM Meio Oeste) realizou em [...]

Publicado em 19/09/2018 17:00 por Jardel Martinazzo

Foragido da UPA de Campos Novos é recapturado

O foragido da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Campos Novos, Josiel Onécio de Lima, foi recapturado por agentes [...]

Publicado em 19/09/2018 10:49 por Marlo Matielo

Em assembleia nesta tarde, prefeitos que integram o CISAM Meio Oeste discutem a adesão de Videira ao Consórcio

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CISAM Meio Oeste) promove na tarde desta quarta-feira, dia 19, na [...]

Outras notícias

Publicado em 18/09/2018 15:26

Vereador Amarildo Ganzala pede a manutenção na passarela metálica da Ponte Irineu Bornhausen

Vereador também solicitou melhorias na Rua Epitácio Pessoa  O vereador [...]

Publicado em 17/09/2018 09:56

Câmara de Ouro vota nesta noite novo requerimento convocando o secretário da agricultura

A Câmara de Vereadores do município de Ouro aprecia na noite desta [...]

Publicado em 15/09/2018 14:35

AD AGN Capinzal encara o Lages Futsal fora de casa pelo Estadual da Liga

A Associação Desportiva AGN (AD AGN Capinzal) enfrenta na noite deste [...]

Publicado em 15/09/2018 13:10

Acidente aéreo registrado no interior de Ipumirim deixa dois mortos

Um acidente aéreo foi registrado na comunidade de Linha Serra Alta, no [...]

Publicado em 15/09/2018 10:30

II Encontro da Família Modena em Linha Bonita

A comunidade de Linha Bonita, interior de Ouro, sediou o II encontro dos [...]

Publicado em 14/09/2018 14:20

Atuando por Caçador, dupla capinzalense está na semifinal dos Jogos Abertos de Santa Catarina

As atletas capinzalenses Liamara Popp e Claudia Vieira Sarmento estão na [...]