Jornal A Semana

O NAMORO: TEMPO DE CONHECER E RECONHECER O OUTRO

  • Douglas Varela
  • 16/06/2018 09:23
17876460135b25015120e561.26230807.jpg

O convite de hoje é pensar sobre o relacionamento de namoro: muitas pessoas o acham desnecessário; outras falam apenas no ficar; e outras querem mesmo a saciedade das sensações físicas e aí e acabam se esvaziando.

Quando satisfazemos apenas o físico, nosso emocional continua “carente“. Amor vai além e, é aí que entra o tempo de namoro; tempo para conhecer, não apenas o “lado feliz, lindo e amável” do outro, mas também aquelas características que nem sempre aprovamos; aquele temperamento difícil de aceitar e, muitas vezes, bem diferente da outra pessoa (e daí, vêm as divergências, a nossa falta de paciência e o fim de um relacionamento).

O tempo de namoro é um período de promessa; promessa de um amor que amadurece com o tempo e não da noite para o dia. O namoro é tempo do conhecer, do compreender-se, e perceber como se reage diante das expectativas, como é o relacionamento com as diferenças individuais e, nisso tudo, como se pode trabalhar para a superação da condição presente, agindo com respeito e tolerância e sabendo até onde se deseja conviver com o outro, estendendo este namoro para um noivado e o compromisso do casamento.

Um namoro saudável é favorecido pelo casal quando estes permitem um olhar diferente para ambos; quais são os gostos em comum, as diferenças, os pensamentos sobre assuntos divergentes, aonde se quer chegar com este namoro.

Por conseguinte, o namoro compreende um estímulo direto para o autoconhecimento; é nesse tempo que, tudo aquilo que eu acredito como verdade é colocado em “xeque” com a verdade do outro: os sentimentos, carências, dependências, crises, alegrias, decepções. Aí entra a força da superação, até mesmo, dos traumas e dores por uma história de vida mal compreendida.

Por isso, não se deve iniciar um namoro apenas porque não se deseja ficar sozinho, sem namorado (a). Os casamentos infelizes começam dessa forma, achando “depois de casar melhora” ou “o tempo faz com que se acerte tudo”.

De fato, conhecer leva tempo e viver debaixo do mesmo teto faz toda a diferença. Por isso, afirmo que é muito bom olhar para o namoro com maturidade, tendo conhecimento de si, aceitando o outro, vivendo a dois a experiência do amor que constrói, amadurece, faz e refaz em sua vida.

Portanto, um relacionamento maduro se faz no dia a dia, em que as situações positivas ou negativas surgem no relacionamento para o amadurecimento e para treinar um casal que deve decidir, futuramente, a partir dos objetivos e desejos de ambos.

 


Enquete