Jornal A Semana

O VALOR DA DISCIPLINA COMO UMA NECESSIDADE PARA O SUCESSO NA VIDA

  • Douglas Varela
  • 27/05/2017 10:37
99673269259298126093e72.80576618.jpg

Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue". Quem se disciplina torna-se um discípulo. E, o mais importante, é mais livre. A disciplina não aprisiona, pelo contrário, liberta você da pressão externa e do sofrimento que vem dos sonhos não realizados, das frustrações auto provocadas.
Já a indisciplina é a grande mãe do fracasso, o medo é o pai. Os indisciplinados são escravos dos seus próprios sentimentos, o que faz com que não tenham tempo para as coisas importantes da vida.
Sem disciplina, você é governado por seus hábitos (algo que você faz regularmente, sem pensar) e por suas emoções.
A autodisciplina é a habilidade de aderir a ações, pensamentos e comportamentos que resultem em crescimento pessoal. É conseguir disciplinarmos a nós mesmos, sem influências exteriores. Fazer aquilo que tem de ser feito, independentemente de gostarmos ou não. A autodisciplina envolve atuar de acordo com o que você pensa em vez de como você se sente no momento. Frequentemente envolve sacrificar o prazer e a emoção do momento para alcançar seu objetivo.
Veja a lista de itens que levam à autodisciplina:
- Responsabilidade: É o reconhecimento de que, para obter sucesso, você deve tomar decisões sobre suas prioridades, seu tempo, seus recursos.
- Prioridades: Coloque o principal em seu lugar. Siga com as prioridades que você estabeleceu para si mesmo.
- Concentração: Não deixe os outros ou outros interesses o distraírem de seus objetivos.
- Desafio: Procure se desafiar constantemente.
Disciplina se aprende. E, como um músculo, pode ser treinada. Veja como:
1 - Acabe com as desculpas: Seres humanos são especialistas em desculpas, e em encontrar bodes expiatórios. O fato de que a situação não está boa, ou fulano fez algo que o boicotou, não é razão suficiente para que você deixe de fazer todo o possível para ter sucesso e ser feliz.
2 - Comece devagar: Ter visão de coisas grandes é bom e necessário. Mas o sucesso é a soma de pequenos passos. Como um atleta em treinamento, você começará andando, depois andando depressa, depois correndo.
3 - Não há exceções: Uma vez que tenha estabelecido sua meta inicial de disciplina, não faça exceções. Quando começamos a fazer exceções, as exceções se tornam a nova regra. E o seu objetivo vai por água abaixo.
4 - Não se considere um mártir: O fato de você ter optado por ser uma pessoa disciplinada - e portanto, vencedora - não significa que você irá cumprir as tarefas a qual se impôs como se fosse uma cruz que carrega. Portanto, faça um favor a si e aos que vivem com você - faça também da alegria uma nova disciplina.
Após ter praticado a disciplina por um tempo, ocorre uma mudança de atitude permitindo que seu pensamento seja modificado. Você começa a estruturar sua vida e acaba não sendo mais conduzido por seus impulsos. Você faz as coisas porque sabe que são boas para sua saúde física, mental e espiritual. Assuma o controle de sua vida.
O que fazer para aumentar sua disciplina:
- Controle suas emoções; Saiba ficar em silêncio; Administre seu tempo.
A disciplina não se resume apenas à execução de tarefas. É uma postura, uma forma de estar no mundo. Se você tem o hábito de estar sempre reclamando que não tem tempo, que não consegue fazer, que você é assim mesmo e não consegue mudar... Pare de dar desculpas para si mesmo e para os outros, é a melhor maneira de começar.
Nós somos fruto daquilo que pensamos, sentimos, praticamos, falamos, comemos, e assim por diante. Portanto, temos de aprender a nos dominarmos, termos controle de nós mesmos. São as nossas atitudes é que vão mostrar quem nós somos. Por isto, a disciplina é tão importante em nossas vidas.

Enquete