Jornal A Semana

OS IDOSOS E AS REDES SOCIAIS

  • Douglas Varela
  • 23/08/2019 07:58
17635391515d5fc716e0e607.97878675.jpg

O uso de celulares pela população idosa tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Em 2015, 56% da população brasileira com idade superior a 60 anos possuía pelo menos um telefone celular, um número que triplicou desde 2005. Embora muitas pessoas tenham facilidade para se adaptar às novas tecnologias, para muitos o celular ainda é um “bicho-de-sete-cabeças”, como acontece no caso de pessoas idosas.

Além de trazer informação e facilitar o relacionamento com parentes e amigos distantes, a utilização da internet pode melhorar a saúde dos idosos. E alguns estudos científicos mostram isso, veja só!

Memória

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, aponta que a utilização da internet pode melhorar a memória das pessoas mais velhas, reduzindo o número de esquecimentos que, naturalmente, aparecem com mais frequência na medida em que envelhecemos.

Saúde mental

Além disso, um estudo publicado na revista científica PLoS One aponta que mexer no computador e navegar na web melhora a saúde mental da terceira idade – os riscos de desenvolvimento de demência podem diminuir até 40% em idosos com o hábito.

Depressão

A Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, também descobriu que a chance de desenvolver depressão pode cair até 30% para os idosos que mantém contato com as pessoas por meio das redes sociais.

Foi-se o tempo que a internet era terra de ninguém. Hoje, tudo o que a gente faz pode ficar registrado por anos nos servidores de redes sociais. Mas não se assuste: com um comportamento bacana você só tem a ganhar na internet, independentemente da sua idade.

 


Enquete