Jornal A Semana

OS LEIGOS E SUA PARTICIPAÇÃO NA IGREJA

  • Douglas Varela
  • 23/08/2019 08:02
3317617155d5fc80bba3679.50652488.jpg

Os leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade. Pelo batismo, receberam essa vocação que devem vivê-la intensamente a serviço do Reino de Deus.

Na Igreja existem as diversas vocações: a sacerdotal, a diaconal, a religiosa e a leiga. Todas são muito importantes e necessárias, pois brotam do Batismo, fonte de todas as vocações.

Antigamente, a missão do leigo era relegada a segundo plano, valorizando-se só o sacerdócio e a vida religiosa. Mas depois do Concílio Vaticano II, a vocação e missão dos leigos foram revalorizadas, conferindo-lhes a mesma dignidade dos sacerdotes e religiosos.

Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, Ministro da Eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. São chamados também a colaborar no trabalho paroquial e diocesano, participando de conselhos pastorais e econômicos.

Não como simples colaboradores do bispo e dos padres, mas como membros ativos da comunidade, assumindo ministérios e serviços para o engrandecimento da Igreja de Cristo.

Eles são chamados a realizar sua missão dentro das realidades nas quais se encontra no dia-a-dia, na família, no trabalho, na escola e etc. São chamados a testemunhar, pela palavra e pela vida, a mensagem de Jesus Cristo.

Por isso o papel do leigo é ser fermento nesses campos de vida e de atuação, ser "sal da terra e luz do mundo".

Quando os leigos assumem de fato sua missão específica, podemos sonhar com uma nova ordem social. Felizmente, muitos têm entendido essa missão e se empenhado para bem cumpri-la. Acreditam nela e procuram exercê-la de modo digno e eficiente para que se faça cada vez mais concreta a promessa de Jesus: "O Reino de Deus está presente no meio de vós”.

Através dos leigos, a Igreja se faz presente nos diversos ambientes sociais, impregnando-os da mensagem de Jesus Cristo, semeando os valores evangélicos da solidariedade e da justiça, empenhando-se decisivamente na construção da sociedade justa, fraterna e solidária, sinal do Reino de Deus.

Parabéns a todos os leigos que desempenham com amor e dedicação em cada pastoral e movimento o qual fazem parte, sempre há espaço e trabalhos para novas pessoas, a participação de cada um é muito importante, engrandece e fortalece nossa caminhada paroquial.

Paz e Bem!

 


Enquete