Religião

Ouro celebra festa da padroeira Nossa Senhora dos Navegantes

  • Jardel Martinazzo
  • 02/02/2017 09:27
202122980958931c3595fe35.67683655.jpeg

Nesta quinta-feira, dia 02, é feriado Ouro, data a qual o município celebra a festa da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes. A programação religiosa teve início na terça-feira, dia 31, com a primeira noite do Tríduo na capela do bairro Kleinubing, e ontem foi a vez do bairro Alvorada.

Hoje a programação continua no bairro Nossa Senhora dos Navegantes onde foi realizada pela manhã celebração na capela com o Bispo Diocesano, Dom Frei Mario Marquez. Ao meio dia foi servido almoço por adesão. No final da tarde, 17h30min, a imagem da Santa segue para a Capela São João Batista do Parque e Jardim Ouro. Às 19h30min, ocorre à celebração da última noite do Tríduo. A partir das 20h20min, terá início à procissão fluvial pelas águas do Rio do Peixe até às imediações da Ponte Irineu Bornhausen.

A programação de encerramento reserva procissão pelas ruas Javarino Andrione (Beco) e Felipe Schmidt até a Praça Pio XII onde ocorre a celebração campal.

História

A história da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em Ouro começou no tempo em que a ligação entre os municípios de Capinzal e Ouro era feita através de uma balsa conduzida pelo Sr. Afonsinho da Silva por volta das 1925.

Na enchente de 28 de julho de 1939, a balsa foi levada pelas águas o mesmo ocorrendo com o pequeno capitel em homenagem a Santa, construído as margens do Rio do Peixe. Por vontade do povo, Nossa Senhora dos Navegantes passou a ser considerada a Padroeira de Ouro o que foi oficializado mais tarde.

Todos os anos as comemorações se iniciavam com uma procissão fluvial utilizando-se balsas, botes e canoas. Com o passar do tempo, a tradição foi esquecida tendo sido retomada em 1976 por um grupo de devotos, sendo que muito ainda hoje participam das comemorações. A procissão propriamente dita passou a ser realizada novamente em 1983.


Enquete