No ar

Programação indisponível
  • WHATS

Ouro comemora 54 anos de emancipação político administrativa

Ouro comemora 54 anos de emancipação político administrativa

Com uma população estimada de pouco mais de 7 mil habitantes, Ouro comemorou na sexta-feira, dia 07 de abril, 54 anos de emancipação político administrativa.

Como parte da programação festiva, aconteceu no Clube Esportivo Floresta o ato denominado de “Resgatando a História para Planejar o Futuro”. O evento teve início às 19h30min quando foi apresentado um vídeo contando a história do município e apresentado o planejamento de ações para o ano de 2017.

A programação alusiva ao aniversário tem sequência no dia 21 de abril, a partir das 08h, enfrente ao Ginásio André Colombo, será reeditado pelo 18º ano consecutivo o Passeio Ciclístico. No mesmo dia, a partir das 14h, no Centro de Eventos Caravággio, será realizado o Encontro da Terceira Idade do município de Ouro.

As últimas atividades da programação ocorrem entre os dias 27 e 29 de abril. No dia 27, o Ginásio André Colombo será palco da primeira edição do Encontro da Canção Gospel. No dia 28 será servido o jantar aos servidores municipal em homenagem antecipada ao Dia do Trabalhador, no Centro de Eventos Caravággio, e no dia 29, no Ginásio André Colombo, será resgatada a tradição dos grandes festivais com a reedição do XVIII FICO.

História

Desde o início da colonização os imigrantes italianos foram atraídos para a região pela possibilidade de cultivar o cereal mais importante da época, o trigo. A cor amarelada dos campos de trigais deu origem ao nome do município.

Com a implantação da Ferrovia Paraná/Santa Catarina, hoje Rede Ferroviária Federal S/A, imigrantes de origem italiana, vindos do estado do Rio Grande do Sul, instalaram-se no Meio Oeste Catarinense, formando pequenos grupos de habitantes, que deram origem á várias vilas. Uma delas, Ouro, situada às margens do Rio do Peixe, foi fundada em 20 de outubro de 1906, ficando vinculada administrativa e politicamente ao município de Campos Novos.

Em 1945, Joaçaba, uma das várias vilas, desmembrou-se do município de Campos Novos, conquistando para si as terras da Vila de Capinzal. Mais tarde Capinzal iniciou um movimento para emancipar-se de Joaçaba e requereu partes das terras pertencentes a Campos Novos, compreendendo Ouro, Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco. Estas terras eram muito disputadas, pois pertenciam à zona de litígio, "O Contestado", episódio histórico muito conhecido dos catarinenses.

Passados alguns anos, Ouro iniciou seu movimento de emancipação, desmembrando-se de Capinzal em 23 de Janeiro de 1963 e instalado em 07 de abril do mesmo ano, sendo empossado como prefeito interino o advogado Dr. Nelson de Souza Infeld.
O Sr. Luiz Gonzaga Bonissoni foi o primeiro prefeito eleito. Ao município de Ouro foram anexados os Distritos de Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco que por sua vez também fizeram seus movimentos de emancipação, conseguindo esse intento em 1964.

A primeira atividade econômica surgiu em função da urgência de suprir as necessidades dos trabalhadores da ferrovia em construção, bem como de suas famílias. Os armazéns, como eram chamados, comercializavam principalmente gêneros alimentícios e utilidades diversas.

Paralelamente outras pessoas criavam e abatiam seus rebanhos de gado e suínos, dando suporte ao comércio local, que prosperava porque muitas famílias fixaram suas residências na Vila, após a conclusão da ferrovia.

A construção da estrada de ferro facilitou o escoamento da produção agrícola, e as instalações das indústrias Reunidas Ouro S/A vieram a incrementar a produção de suínos, aquecendo a atividade econômica na região.


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 07/04/2017 07:27

Fotos

172439992658e76a8c6c65e9.02119094.jpg

Inauguração Sede Administrativa Municipal - Foto acervo Ivonei Baso




Principais Notícias

Publicado em 25/04/2018 19:13 por Marlo Matielo

PM atende ocorrência de perturbação do sossego alheio no Loteamento Verde Vale

A Polícia Militar foi chamada no começo da manhã desta quarta-feira, dia 25, para atender uma ocorrência de [...]

Publicado em 25/04/2018 18:21 por Marlo Matielo

Bebê morre engasgado em creche de Vargem Bonita

Um bebê de cinco meses morreu na tarde desta quarta-feira (25) após se engasgar com leite em uma creche de Vargem [...]

Publicado em 25/04/2018 13:28 por Douglas Varela

Empresário encontra bala de revólver intacta ao abrir estabelecimento na Cidade Alta

Um empresário do Bairro São Cristóvão, que preferiu o anonimato, se deparou com uma cena inusitada na manha desta [...]

Outras notícias

Publicado em 25/04/2018 13:48

Mater Dolorum lança 8ª Semana Pedagógica na Assembleia Legislativa do Estado nesta quarta-feira

A 8ª Semana Pedagógica Mater Dolorum “Competências Globais para um Ensino [...]

Publicado em 25/04/2018 13:19

Ouro sediou 2º Encontro do Comitê Gestor dos Balneários do Oeste Catarinense

Ouro sediou na manhã de terça-feira, dia 24, o 2º Encontro do Comitê Gestor [...]

Publicado em 25/04/2018 12:46

Obras do Contorno Viário de Capinzal estão 65% concluídas

As obras do Contorno Viário, que liga os municípios de Capinzal e Ouro, [...]

Publicado em 25/04/2018 11:58

Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no Brasil visita a Fraternidade de Capinzal

A Fraternidade da Paróquia São Paulo Apóstolo recebeu a visita do [...]

Publicado em 20/04/2018 07:59

Claudir Duarte pede a recuperação de estradas do interior

O vereador Claudir Duarte apresentou indicação na última segunda-feira, dia [...]

Publicado em 20/04/2018 07:51

Meneghini propõe Moção de Aplauso a todas as candidatas inscritas no Concurso da Rainha e Princesas de Ouro

A Câmara de Vereadores de Ouro aprovou na terceira sessão ordinária do mês [...]