Coronavírus

Ouro comemora 56 anos de emancipação político-administrativa

  • Jardel Martinazzo
  • 07/04/2019 11:42
2504997205caa0de64566e0.66619988.jpg

O município de Ouro comemora neste domingo, dia 07 de abril, seus 56 anos de emancipação político-administrativa. A abertura das festividades ocorreu no dia 16 de março com o II Encontro Municipal de Mulheres Agricultoras na comunidade de Linha Bonita.

No dia 1º de abril, o Ato Cívico em frente ao Centro Administrativo. Dias 04, 05 e 06 o Ginásio André Colombo recebeu o XX Festival Intermunicipal da Canção, com a participação de 48 candidatos. Ainda no sábado, dia 06, na Baixada Rubra, foi realizado um amistoso beneficente entre ex-atletas do Arabutã e do Penharol.

Neste domingo (07), data de aniversário do município, o CRAS realiza a terceira edição do “Família na Praça” a partir das 15h. Serão diversas atividades para as crianças, mateada e uma atração surpresa. A princípio a programação seria na Praça Pio XII, mas devido à instabilidade climática foi transferida para o Ginásio Municipal André Colombo. A partir das 18 haverá show gratuito com Netos do Velho.

História

Desde o início da colonização os imigrantes italianos foram atraídos para a região pela possibilidade de cultivar o cereal mais importante da época, o trigo. A cor amarelada dos campos de trigais deu origem ao nome do município.

Com a implantação da Ferrovia Paraná/Santa Catarina, hoje Rede Ferroviária Federal S/A, imigrantes de origem italiana, vindos do estado do Rio Grande do Sul, instalaram-se no Meio Oeste Catarinense, formando pequenos grupos de habitantes, que deram origem á várias vilas. Uma delas, Ouro, situada às margens do Rio do Peixe, foi fundada em 20 de outubro de 1906, ficando vinculada administrativa e politicamente ao município de Campos Novos.

Em 1945, Joaçaba, uma das várias vilas, desmembrou-se do município de Campos Novos, conquistando para si as terras da Vila de Capinzal. Mais tarde Capinzal iniciou um movimento para emancipar-se de Joaçaba e requereu partes das terras pertencentes a Campos Novos, compreendendo Ouro, Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco. Estas terras eram muito disputadas, pois pertenciam à zona de litígio, "O Contestado", episódio histórico muito conhecido dos catarinenses.

Passados alguns anos, Ouro iniciou seu movimento de emancipação, desmembrando-se de Capinzal em 23 de Janeiro de 1963 e instalado em 07 de abril do mesmo ano, sendo empossado como prefeito interino o advogado Dr. Nelson de Souza Infeld.

O Sr. Luiz Gonzaga Bonissoni foi o primeiro prefeito eleito. Ao município de Ouro foram anexados os Distritos de Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco que por sua vez também fizeram seus movimentos de emancipação, conseguindo esse intento em 1964.

A primeira atividade econômica surgiu em função da urgência de suprir as necessidades dos trabalhadores da ferrovia em construção, bem como de suas famílias. Os armazéns, como eram chamados, comercializavam principalmente gêneros alimentícios e utilidades diversas.

Paralelamente outras pessoas criavam e abatiam seus rebanhos de gado e suínos, dando suporte ao comércio local, que prosperava porque muitas famílias fixaram suas residências na Vila, após a conclusão da ferrovia.

A construção da estrada de ferro facilitou o escoamento da produção agrícola, e as instalações das indústrias Reunidas Ouro S/A vieram a incrementar a produção de suínos, aquecendo a atividade econômica na região.


Enquete