No ar

Rádio Capinzal

Parada de Sucessos

15:00 - 23:00 com Rádio Capinzal

No ar - Parada de Sucessos Ouça ao vivo

  • WHATS

Paróquia São Paulo Apóstolo celebra 87 anos de fundação

Paróquia São Paulo Apóstolo celebra 87 anos de fundação

Hoje, 25 de janeiro, a Paróquia São Paulo Apóstolo celebra 87 anos de fundação. O decreto foi assinado por Dom Daniel Hostin, bispo de Lages, no ano de 1931, desmembrando a Paróquia de Campos Novos e Joaçaba. Seu primeiro vigário foi o Padre Pedro Pelosi, substituído mais tarde pelo Padre Mathias Michelizza que, com a ajuda de um grupo de senhoras fundou o Apostolado da Oração no dia 27 de janeiro de 1932.

Em 1936 aqui chegaram os freis capuchinhos que desde então trabalham na Paróquia. Em 1947 procedentes da Itália chegaram as Irmãs Servas de Maria Reparadora que fundaram o Hospital Nossa Senhora das Dores e o Colégio Mater Dolorum.

Hoje, a Paróquia de São Paulo Apóstolo agrega 64 comunidades (capelas) nos municípios de Capinzal, Ouro, Zortéa e Distrito de Barra do Leão (Campos Novos).

Biografia de São Paulo, Apóstolo

São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um escritor do cristianismo primitivo. Treze epístolas do Novo Testamento são atribuídas a ele. Foi o maior propagador do cristianismo depois de Cristo. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém.

São Paulo, Apóstolo (5-67) nasceu em Tarso na Cilícia, próspero centro mercantil e intelectual do mundo romano. Seus pais eram judeus, mas gozavam dos privilégios da cidadania romana. Passou os primeiros anos de vida em meio da comunidade judaica e frequentou a escola da sinagoga.

Tornou-se perseguidor das primeiras comunidades cristãs, e participou do apedrejamento do apóstolo Estêvão. A caminho de Damasco, teve a visão de uma luz incandescente, e Jesus lhe indaga sobre as perseguições. No mesmo instante, ficou cego e durante três dias entregou-se às orações. A mando de Jesus, Ananias vai a seu encontro e põe a mão em sua cabeça e no mesmo instante Paulo recobra a visão e converte-se ao cristianismo.

Para reconstruir seus pensamentos, retira-se para o deserto da Arábia. Realiza diversas expedições missionárias, pregando o evangelho de Jesus Cristo. Em 44, após pregar durante três anos em Tarso, segue para Antioquia, capital da província da Síria, então a terceira cidade do império, logo após Roma e Alexandria. Nessa cidade inicia a missão entre os gentios. Foi nessa cidade que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados cristãos.

Entre 49 e 53, São Paulo realiza sua segunda viagem missionária, entre outras cidades, vai a Macedônia, Acaia, Filipes, Atenas e Corinto. Entre 50 e 52 permanece em Corinto durante dezoito meses e funda uma comunidade cristã formada por pessoas da camada mais modesta da população. A primeira Carta aos Coríntios foi escrita em Efeso, provavelmente em 56, com o objetivo de restabelecer a unidade, advertindo que o único líder é Cristo.

Em 58, em Jerusalém, foi acusado de haver pregado contra a Lei e além de ter introduzido um gentio, no templo. Preso é enviado para Roma, onde seria julgado por um tribunal de César, mas um naufrágio interrompe a viagem. Paulo consegue permissão para ficar em prisão domiciliar.

Até o ano de 62, Paulo escreveu suas epístolas, das quais treze conseguiram sobreviver: 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, aos Gálatas, aos Filipenses, 1ª e 2ª aos Coríntios, aos Romanos, a Filemon, aos Colossenses, aos Efésios, 1ª e 2ª aos Timóteo e aos Hebreus. Nas epístolas, trata da doutrina, da ética cristã e da organização da Igreja. (Na Bíblia, as Epístolas seguem-se aos Evangelhos e aos Atos doa Apóstolos).

Em 64, após o incêndio em Roma, que recaiu sobre os cristãos, São Paulo, Apóstolo é novamente preso e levado para os arredores de Roma quando foi decapitado.


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 25/01/2018 13:06

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 24/03/2019 19:02 por Marlo Matielo

Mulher agredida fisicamente ao tentar conter algazarra na frente de casa no Parque e Jardim Ouro

Uma ocorrência de lesão corporal leve foi atendida pela Polícia Militar durante a madrugada deste domingo, dia 24, [...]

Publicado em 24/03/2019 07:44 por Marlo Matielo

Desfalcada, AD AGN Capinzal perde em casa para a AD Catanduvas pela Copa Catarinense

A Associação Desportiva AGN (AD AGN Capinzal) foi derrotada pela ADC Catanduvas na noite deste sábado, dia 23, no [...]

Publicado em 23/03/2019 13:42 por Marlo Matielo

AD AGN Capinzal encara a AD Catanduvas nesta noite no Diletão pela Copa Catarinense

A Associação Desportiva AGN (AD AGN Capinzal) enfrenta a AD Catanduvas na noite deste sábado, dia 23, no Ginásio [...]

Outras notícias

Publicado em 23/03/2019 13:51

Iniciaram as visitas da 13ª edição do Concurso de Redação do Consórcio Machadinho

Na última quinta-feira (21) foram realizadas as primeiras visitas de escolares [...]

Publicado em 22/03/2019 19:32

EMPRESAS DEVERIAS SE PREOCUPAR MAIS COM O FINANCEIRO DE SEUS COLABORADORES

Quando o colaborador de uma empresa está passando por dificuldades [...]

Publicado em 22/03/2019 19:04

OS DESAFIOS DO EMPREENDEDOR

Há um livro que todo empreendedor precisa ler com bastante atenção: “Do [...]

Publicado em 22/03/2019 19:02

A HISTÓRIA VIVE!

Em 1988, quando lecionava nas escolas Estaduais Mater Dolorum e Belisário [...]

Publicado em 22/03/2019 19:01

“SERÁS LIBERTADO PELO DIREITO E PELA JUSTIÇA” (IS 1,27).

A aprendizagem pode ser intuitiva, familiar ou acadêmica (escolar). Três [...]

Publicado em 22/03/2019 18:34

Bispo Dom Mário presente no Cerco de Jericó

A noite de quinta-feira (20) foi especial para as crianças, na semana em que a [...]