Religião

Paróquia São Paulo Apóstolo realiza formação sobre Sínodo Para a Amazôna e Laudato Si

  • Marines Delazari Varela
  • 24/09/2019 09:46
6196373965d8a10af654ca2.63309041.jpg

A Paróquia São Paulo Apóstolo realizou na semana passada uma importante formação sobre Sínodo Amazônico e Laudato Si. Frei Marcelo Toyansky Guimarães que atualmente reside em São Paulo, é animador do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação – JPIC, dos freis capuchinhos, esteve ministrando os trabalhos, com ministros, catequistas, catequizandos e lideranças paroquias.  

Sínodo para Amazônia e a Encíclica do Papa Francisco – Laudato Si, são dois assuntos que tratam sobre o cuidado com a “Casa Comum” tema essa que foi abordado em Campanhas da Fraternidade. Frei Marcelo destacou durante o encontro, sobre o importante cuidado, com a natureza e a vida no meio em que vivemos, trazer esses assuntos e aplicar a realidade de cada um, tornando um mundo melhor para se viver e com qualidade de vida, tanto em meio a natureza em que vivemos quando no acolhimento dos que mais necessitam.

O Bispo Diocesano Dom Frei Mário Marquez também esteve presente no encontro.

Sínodo para a Amazônia;

O Sínodo para Amazônia foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia. De acordo com Francisco, “o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta.

O Sínodo Especial para Amazônia tem como tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”.

Um Sínodo para CONHECER a riqueza do bioma, os saberes e a diversidade dos Povos da Amazônia, especialmente dos povos Indígenas, suas lutas por uma ecologia integral, seus sonhos e esperanças.

Um Sínodo para RECONHECER as lutas e resistências dos Povos da Amazônia que enfrentam mais de 500 anos de colonização e de projetos desenvolvimentistas pautados na exploração desmedida e na destruição da floresta e dos recursos naturais;

Um Sínodo para CONVIVER com a Amazônia, com o modo de ser de seus povos, com seus recursos de uso coletivo compartilhados num modo de vida não capitalista adotado e assimilado milenarmente.

Um Sínodo para DEFENDER a Amazônia, seu bioma e seus povos ameaçados em seus territórios, injustiçados, expulsos de suas terras, torturados e assassinados nos conflitos agrários e socioambientais, humilhados pelos poderosos do agronegócio e dos grandes projetos econômicos desenvolvimentistas.

Estes e muitos outros temas serão abordados pelo Sínodo especial para a Amazônia que já está em curso e terá seu ponto mais alto em outubro de 2019. (repam.org.br/)

Encíclica Laudato si'

Laudato si' (em português: 'Louvado sejas'; subtítulo: "sobre o cuidado da casa comum") é uma encíclica do Papa Francisco, na qual o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

O título da encíclica corresponde às primeiras palavras do documento (incipit), Laudato si', mi’ Signore, que são uma citação do Cântico das Criaturas, de Francisco de Assis. O Cântico é uma oração em forma de poema, permeada por uma visão da natureza como reflexo da imagem do seu Criador.

No Cântico, Francisco de Assis compara a Terra, "nossa casa comum", a uma irmã, com quem partilhamos a existência, e a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços.


Enquete