Jornal A Semana

PEREGRINAÇÃO AO EGITO E TERRA SANTA

  • Douglas Varela
  • 16/05/2019 08:01
19342382605cdd4347723144.73688130.jpg

No dia 24 de abril iniciamos nossa viagem. Estávamos em 27 peregrinos de diferentes lugares: Capinzal, Blumenau, Joinville, Cascavel e Paraguai. Pessoas maravilhosas que conhecemos e partilhamos nestes dias.

Iniciamos nossa viagem pelo Egito. Onde pudemos ter contato com esta cultura milenar visitando a cidade do Cairo, umas das sete maravilhas do mundo, as pirâmides. No Egito ainda conhecemos o Monte Sinai. Quando pensamos no Monte Sinai, é inevitável não voltar no tempo e imaginar acontecimentos bíblicos marcantes. Cenas do filme “Os Dez Mandamentos” de Cecil B. De Mille logo vem a minha mente, imaginar então visitar um local destes é algo indescritível. A paisagem é sem igual. A cadeia de montanhas do Monte Sinai proporciona uma experiência única de voltar no tempo do Êxodo e se imaginar ao pé do monte com os filhos de Israel e até mesmo subindo junto com Moisés. Um deserto não de areia como se imagina, mas de cascalho e pedras, que exige do peregrino, calçados bem confortáveis. Mas a verdade é que conquistar o topo do Sinai não é para qualquer um. Primeiro porque exige muito do físico do peregrino, segundo que, depois das aproximadamente 4 h de subida íngreme, caso não exista um propósito real nesta subida, acaba não valendo à pena. Mas tínhamos a motivação da dona Odete 79 anos e o seu Ademar 78 anos, que se mantiveram firmes até o topo. Depois do Egito fomos para a Israel.

Ao peregrinar à Terra Santa é uma prática do povo de Deus desde a antiguidade. Antes do nascimento do senhor Jesus Cristo era costume dos judeus da dispersão organizarem caravanas para a Terra de seus antepassados, eram os peregrinos de Jerusalém. Essa prática continuou na vida de muitos cristãos desde muito cedo na história do Cristianismo. Orígenes foi um deles, foi a Terra Santa a fim de descobrir os locais sagrados. A peregrinação à Terra Santa é uma experiência nova e diferente do que estamos acostumados. Você vê in loco os locais onde os fatos aconteceram, é como se você retrocedesse ao tempo dos patriarcas, reis e profetas, é como se voltasse aos dias de Jesus e seus apóstolos.

Gratidão por ter esta oportunidade única. Vale a pena um dia realizar esta peregrinação e experimentar ao vivo e em cores passagens fundamentais de nossa fé.
Paz e Bem!

Enquete