Meio Ambiente

Poluição por dejetos suínos pode ter provocado a mortandade de peixes no Rio Pinheiro (interior de Ouro) / VÍDEO

  • Marlo Matielo
  • 17/11/2018 16:08
8852742965bf05a98ecd861.65200027.jpg

A reportagem da Rádio Capinzal/Jornal A Semana se deslocou no começo da tarde deste sábado, dia 17, até a comunidade de Pinheiro Baixo, no interior de Ouro, a fim de registrar um possível crime ambiental. A denúncia feita por alguns moradores era de poluição no manancial e mortandade de peixes. 

Infelizmente a suspeita se confirmou. Na propriedade do aposentado João Américo Ribeiro, de 83 anos, que é banhada pelo Rio Pinheiro, a água encontrava-se turva, apresentava cheiro forte, havia espuma branca sobre a lâmina d’agua e muitos peixes mortos. 

De acordo com a farmacêutica Juliana Américo Ribeiro, que passa o fim de semana na casa dos avós, os primeiros vestígios de poluição foram registrados ainda na manhã desta sexta-feira, dia 16, e não demorou para que os primeiros peixes aparecessem mortos. 

Nesta tarde ainda era possível visualizar dezenas de peixes boiando no riacho. Juliana registrou o fato com fotos e vídeos e encaminhará para as autoridades policiais o material com um pedido de providencias.   

Ela acredita que todos os peixes que havia no rio morreram e que demorará muitos anos para que ocorra o repovoamento. A reportagem constatou peixes mortos em outros trechos do Rio Pinheiro. 

A morte dos peixes pode ter sido causada pelo despejo de dejetos suínos no Rio. 

Confira o vídeo:


Enquete