No ar

Marcio Pedro

Bom Dia Trabalhador

05:00 - 06:54 com Marcio Pedro

No ar - Bom Dia Trabalhador Ouça ao vivo

  • WHATS

Por quatro votos a três, Câmara de Capinzal rejeita reajuste de 0,19% ao funcionalismo público

Por quatro votos a três, Câmara de Capinzal rejeita reajuste de 0,19% ao funcionalismo público

A Câmara de Vereadores de Capinzal realizou na noite desta terça-feira, dia 27, na comunidade de Barro Preto, a segunda sessão itinerante do ano. O encontro ocorreu nas dependências da Escola Ernesto Hachmann e contou com um público tímido, talvez pelas condições climáticas.

Conduzida pelo presidente Gilmar Junior da Silveira, a sessão teve aproximadamente duas horas e meia de duração. Um dos principais debates ficou por conta da votação dos projetos que tratavam do reajuste salarial do funcionalismo público.

Por unanimidade os parlamentares aprovaram a reposição salarial de 1,81%, correspondente ao INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor), tanto para os servidores do Poder Executivo quanto do Legislativo. Enquanto que o aumento real de 0,19% para o Executivo foi rejeitado por quatro votos a três.

Foram favoráveis os vereadores Alcidir Afonso Coronetti (MDB), Bruno Michel Fávero (SD) e Lucas Dorini (MDB). Votaram contra os vereadores Carlos Adriano Zocoli (PSDB), kelvis Borges (PP), Rafael Tonial (PSB) e Renato Markus (PR). O vereador Valmor de Vargas (PPS) esteve ausente da sessão devido a problemas particulares.

A bancada de situação reconheceu que o valor é muito aquém do que os servidores mereceriam, mas destacaram que a decisão do Executivo é baseada na responsabilidade econômica. Alguns dos parlamentares chegaram a lembrar que na gestão anterior houve até manifesto de servidores devido a falta do aumento real.

A maioria dos oposicionistas, e até mesmo um dos membros da situação, Renato Markus, afirmaram terem sido procurados por alguns servidores que chegaram a solicitar que os mesmos votassem contra o projeto, como forma de protesto, devido ao baixo índice concedido.

Foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei nº 007, de 2018, que dispõe sobre a provisão de benefício eventual - aluguel social - no âmbito da política pública de habitação.

Requerimentos

Foram aprovados dois requerimentos: O primeiro de autoria do Poder Legislativo, que requer a realização de sessão especial, em comemoração aos 20 anos do Programa Educacional de Resistencia às Drogas e à Violência – PROERD em Santa Catarina. O segundo do vereador Gilmar Junior da Silveira (DEM) que solicita do DEINFRA, informações sobre as exigências e orientações aos proprietários de terrenos que desejam constituir novas edificações às margens da SC-467, entre Capinzal e Zortéa.

Moção de Repúdio

Foi aprovada ainda uma Moção de Repúdio, e face as péssimas condições da rodovia SC-150, entre Capinzal e Piratuba. Assim como ocorreu na Câmara de Vereadores de Piratuba, que também aprovou uma moção semelhante, os documentos serão encaminhados à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joaçaba e Concórdia.  

Ainda sobre o assunto, o vereador Rafael Tonial disse que manteve contato com o secretário executivo da ADR, Rafael Laske, o qual afirmou que os tramites para compra da camada asfáltica foram tomadas ainda no mês de janeiro, mas os recursos até então não foram liberados pelo Governo do Estado.


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 28/03/2018 00:14



Principais Notícias

Publicado em 15/07/2018 08:36 por Douglas Varela

PM atendeu acidente de trânsito com danos materiais no Acesso Cidade Alta

Na noite deste sábado (14), a guarnição da Polícia Militar em rondas no Acesso a Cidade Alta em Capinzal, por volta [...]

Publicado em 15/07/2018 08:23 por Douglas Varela

PM apreende veículo por estar com licenciamento atrasado e condutor não possuir CNH

Por volta das 00h45min de domingo (15), a Polícia Militar em fiscalização na Rua Presidente Nereu Ramos, em [...]

Publicado em 14/07/2018 18:59 por Marines Delazari Varela

NACO e Cresol promoveram a campanha “Nossa cooperação salva-vidas”

O Núcleo de Auto Mecânicas de Capinzal e Ouro-NACO e a Cooperativa de Crédito Cresol em parceria com a Prefeitura [...]

Outras notícias

Publicado em 14/07/2018 09:07

A ELIMINAÇÃO DO BRASIL DA COPA!

Com tristeza, milhões de brasileiros acompanharam a Bélgica eliminar o Brasil [...]

Publicado em 14/07/2018 09:05

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

Entres as datas comemorativas no mês de Julho está a criação do IBGE (06), [...]

Publicado em 14/07/2018 08:56

BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS e PASSA TEMPOS - 02

  7 (sete) – 70 (setenta) tem o intuito de mostrar, descrever e rememorar [...]

Publicado em 14/07/2018 08:53

SUSTENTABILIDADE NA COPA DO MUNDO

A busca pela sustentabilidade em grandes eventos esportivos é recente. O marco [...]

Publicado em 14/07/2018 08:49

Qual é a função dos jovens na Copa do Mundo?

A faca de dois gumes que rege este preceito possuí um tom de amplitude que [...]

Publicado em 13/07/2018 19:05

Secretaria da Assistência Social convoca beneficiários do Loteamento Nova Capinzal para atualização cadastral

A Secretaria de Assistência Social juntamente com a Diretoria de Habitação [...]