No ar

Rádio Capinzal

Parada de Sucessos

15:00 - 23:00 com Rádio Capinzal

No ar - Parada de Sucessos Ouça ao vivo

  • WHATS

POR QUE SE FALA TANTO NOS JUROS DE CHEQUE ESPECIAL E CARTÃO DE CRÉDITO?

POR QUE SE FALA  TANTO NOS JUROS DE  CHEQUE ESPECIAL  E CARTÃO DE CRÉDITO?

A resposta é simples. Falamos tanto porque são as maiores taxas de juros praticadas no país. E não apenas isso, também são algumas das formas de crédito mais utilizadas pela população. Mas aí vem uma pergunta lógica: Se é tão caro, por que tanta gente usa? A resposta novamente é simples: pela facilidade, comodidade em adquirir, e pela quantia de ofertas que recebemos a todo instante, e não apenas das instituições financeiras, mas também de lojas de crediário, de departamento, e até instituições financeiras tecnológicas que nem possuem estrutura física (fintechs) e estão a todo momento metralhando a população com ofertas destes dois produtos. Quando mesmo se espera chega pelo correio um cartão de crédito sem você nunca ter solicitado.

Mas vamos ao ponto vital em toda esta história: O custo! Porque é tão caro usar o limite de cheque especial? Segundo relatório do Banco Central do Brasil, em maio deste ano os juros médios de cheque especial ficaram em 311,9% ao ano. Com uma taxa dessas é claro que sai caro. Quando estamos na agência bancária, a taxa de juros do cheque especial anunciada varia entre 8% a 14% ao mês, mas como é capitalizada diariamente pelo banco (juros sobre juros), se considerarmos um ano inteiro de utilização esta taxa se transforma em mais de 300% ao ano em muitas das instituições financeiras;

Falando do cartão de crédito, podemos considerar este “dinheiro de plástico” como um grande aliado na administração das contas pessoais, e ele ainda nos oferece a vantagem de parcelamento sem juros na maioria das compras. Mas então porque o cartão de crédito fechou o mês de maio com juros de 346,1% ao ano? Isso acontece apenas para as pessoas que não pagarem o valor total da fatura do mês de seu cartão! Quando não se paga o valor total da fatura mensal que recebemos, o valor que faltou pagar é acrescido destes juros violentos. Este é o rotativo do cartão de crédito. Podemos afirmar então que o juro do cartão só pune quem não sabe usá-lo. Pagando em dia não tem juros.

Dica: Se você usa o seu limite de cheque especial apenas em casos urgentes, procurando cobri-lo quanto antes, e paga sempre o valor total da fatura do seu cartão você não terá problemas. Agora: caso esteja usando o limite de cheque especial por três meses consecutivos ou mais, e o seu cartão já entrou no rotativo, você está “correndo atrás da máquina” e precisa encontrar uma solução. A forma mais fácil é sentar com o gerente de seu banco e solicitar um crédito pessoal parcelado para cobrir o limite de cheque especial e pagar todo o cartão. Desta forma estará substituindo juros de 10%, 14% ao mês por juros de 3% a 5% ao mês. Acreditem, até os juros das financeiras e agências de crédito são muito mais baixos que cheque especial e cartão. Mas só fazer isso não basta. Você precisa após organizar as contas, não voltar a usá-los, ou, seu problema certamente será maior ainda. Organização é importante, mas disciplina é vital.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 07/07/2018 10:00

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 15/07/2018 08:36 por Douglas Varela

PM atendeu acidente de trânsito com danos materiais no Acesso Cidade Alta

Na noite deste sábado (14), a guarnição da Polícia Militar em rondas no Acesso a Cidade Alta em Capinzal, por volta [...]

Publicado em 15/07/2018 08:23 por Douglas Varela

PM apreende veículo por estar com licenciamento atrasado e condutor não possuir CNH

Por volta das 00h45min de domingo (15), a Polícia Militar em fiscalização na Rua Presidente Nereu Ramos, em [...]

Publicado em 14/07/2018 18:59 por Marines Delazari Varela

NACO e Cresol promoveram a campanha “Nossa cooperação salva-vidas”

O Núcleo de Auto Mecânicas de Capinzal e Ouro-NACO e a Cooperativa de Crédito Cresol em parceria com a Prefeitura [...]

Outras notícias

Publicado em 14/07/2018 09:07

A ELIMINAÇÃO DO BRASIL DA COPA!

Com tristeza, milhões de brasileiros acompanharam a Bélgica eliminar o Brasil [...]

Publicado em 14/07/2018 09:05

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

Entres as datas comemorativas no mês de Julho está a criação do IBGE (06), [...]

Publicado em 14/07/2018 08:56

BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS e PASSA TEMPOS - 02

  7 (sete) – 70 (setenta) tem o intuito de mostrar, descrever e rememorar [...]

Publicado em 14/07/2018 08:53

SUSTENTABILIDADE NA COPA DO MUNDO

A busca pela sustentabilidade em grandes eventos esportivos é recente. O marco [...]

Publicado em 14/07/2018 08:49

Qual é a função dos jovens na Copa do Mundo?

A faca de dois gumes que rege este preceito possuí um tom de amplitude que [...]

Publicado em 13/07/2018 19:05

Secretaria da Assistência Social convoca beneficiários do Loteamento Nova Capinzal para atualização cadastral

A Secretaria de Assistência Social juntamente com a Diretoria de Habitação [...]