Jornal A Semana

POR QUE SOLICITAMOS RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS

  • Douglas Varela
  • 14/12/2017 08:56
4909864315a3259ca7057c9.58750695.jpg

Normalmente, durante a investigação de um problema ou, ao dar início a um tratamento mais amplo, as radiografias, principalmente as panorâmicas, nos permitem uma avaliação global de desenvolvimento e estado de conservação, além de identificar tratamentos que já foram realizados nos seus dentes.

Por definição, a radiografia panorâmica, é uma técnica que permite a reprodução de maxila e mandíbula em um único filme, com uma única exposição aos raios x . A sua principal vantagem é a possibilidade de observação simultânea dos arcos dentais em uma película. Desta forma, pode-se ter uma visão global do status radiográfico da saúde bucal de um indivíduo, o que facilita o diagnóstico, planejamento e acompanhamento de cada caso. As especificações da radiografia panorâmica são muito abrangentes, envolvendo as especialidades cirúrgicas como a periodontia, implantodontia, cirurgia e traumatologia maxilo facial, além das especialidades que restauram a funcionalidade e estética oral, como a Ortodontia, Prótese e Dentística. Por fim, mas não menos importante, o estudo das diversas patologias maxilomandibulares, podem se manifestar de forma silenciosa, sendo encontradas como que de forma acidental.

Essa técnica apresenta limitações em relação à observação de detalhes; nesses casos, há necessidade de complementação por meio de outras técnicas radiográficas ou de imagens.

Com tantos benefícios podemos imaginar que é um exame caro, mas não é. Se compararmos os benefícios que ele proporciona, veremos que o preço é acessível para a população. Além das clínicas particulares, existem órgãos públicos e faculdades de Odontologia que dispõem de aparelhagem necessária para realizá-lo.

Converse com seu Dentista, ele devera justificar qualquer exame solicitado a você e sua importância na elaboração do seu plano de tratamento.


Enquete