Jornal A Semana

PORQUE NÃO USAR PALITO DE DENTES

  • Douglas Varela
  • 15/06/2018 17:20
3677511785b241ff69ff0b4.13220063.jpg


Primeiro porque palito de dente não existe. Se observarmos na embalagem deste produto, não notaremos a definição palito de dentes, sua função originalmente é espetar alimentos.

O palito é um acessório de madeira que há anos vem sendo utilizado para remover alimentos ou pedaços de comida entre os dentes, no entanto, o seu uso pode não ser tão benéfico como esperado e pode, até, ser responsável pelo surgimento de problemas na boca, especialmente infecções, gengivite ou retração das gengivas, por exemplo.

Com a utilização do palito de modo diário, a camada protetora do dente acaba sendo desgastada, diminuindo a capacidade do dente de resistir a ataques de bactérias. A ponta do palito é fina o suficiente para perfurar o tecido gengival, e isso, além de causar desconforto e dor acaba sendo uma porta de entrada para o aparecimento de infecções.

Podemos destacar que um dos principais problemas do palito é sua forma de utilização, normalmente, é utilizado com uma força além do normal. O palito é enfiado com muita força como se fosse fazer uma alavanca, ato que pode causar reabsorção óssea, retração gengival ou até movimentar algum dente.

Apesar de diversas tentativas da industria tentar aperfeiçoar os cuidados com a saúde bucal, nada substitui os ja bem conhecidos e pouco utilizados: fio dental, escova dental e pasta dental. O fio dental sim, vai fazer um completo serviço de remoção dos restos de alimentos existentes na sua boca, e após seu uso, a utilização da escova vai ajudar a completar sua higiene.

 

Enquete