Coronavírus

Prefeitura anuncia barreiras sanitárias nos acessos a Campos Novos

  • Jardel Martinazzo
  • 24/03/2020 07:24
2343530845e79e03a8d9091.99053231.jpeg

Em decisão conjunta entre a prefeitura de Campos Novos e a área de Segurança Pública, que integra o Comitê de Controle e de Avaliação para enfrentamento da Pandemia da COVID-19, a maioria dos acessos à cidade de Campos Novos a partir desta quarta-feira (25), será interrompida e a prefeitura, com apoio das polícias e da Guarda Patrimonial, passará a manter barreiras sanitárias. 

Segundo o prefeito Alexandre Zancanaro, a proposta não é de proibir a entrada a Campos Novos, mas manter controle sanitário, com barreiras nos trevos de ligação das BRs 470 e 282, na altura da empresa Gerwal (Trevo Sul) e da Copercampos (acesso pela Avenida J.K.). 

Zancanaro adianta que a proposta é de interromper a entrada e saída de veículos nos demais acessos à cidade. Para isso, será providenciada na terça (24), a elaboração de um questionário pela Secretaria de Saúde e a colocação de placas indicativas para orientação dos motoristas. 

Segundo o prefeito, haverá um questionário a ser preenchido pelo setor de Saúde, com perguntas ao motorista e ocupantes dos veículos, para identificar a origem e fazer um levantamento prévio de possíveis sintomas de Coronavírus.

Com as forças de Segurança, ficou previamente discutido que os veículos apenas poderão acessar ao centro urbano de Campos Novos, por meio do trevo da BR 282, na altura da Copercampos, via Avenida JK e no acesso Sul, na altura da Gerwal.

Segundo explicou à Rádio Cultura na noite desta segunda-feira (23), o vice-prefeito, Marco Pereira, os detalhes da montagem das barreiras serão definidos na manhã de terça (24). 

Os municípios, segundo o governo federal, não podem impedir o direito de ir e vir, que é constitucional. A barreira, já usada em outras cidades, visa controlar o acesso de pessoas vindas de outras regiões e pode, dependendo do caso, recomendar isolamento em casa, por 7 ou 14 dias, para monitoramento.  

Campos Novos não tem casos confirmados de Coronavirus. 

Dois pacientes estão internados com suspeita de contágio e sintomas da doença, mas segundo o último pronunciamento da Secretária de Saúde, Mayara Serena, feito às 17h30 desta segunda, os dois pacientes que estão no Hospital Dr José Athanázio (um homem que voltou de São Paulo e uma mulher que voltou de Blumenau), estão evoluindo bem em seu quadro clínico.  

Segundo o médico, Euclides Dall’Oglio, diretor clínico do hospital, o tratamento consiste em conter os sintomas de uma doença respiratória, com medicamentos usados em quadros gripais. Ainda não tem liberação da ANVISA, de remédios específicos para COVID 19. 
 
SAMAE – Tarifas 

O SAMAE estuda a possibilidade de enquadramento das famílias do Bolsa Família, na Tarifa Social da autarquia; isenção de multas e juros para pagamentos dos boletos de março e anuncia que não haverá corte no fornecimento de água nos próximos 60 dias, para quem já está com risco de corte.  

Lucas Drum/ Rosely Rossi/ Rádio Cultura


Enquete