Saúde

Prefeitura colocará em funcionamento as novas unidades de saúde de Lindenberg e da Vila Sete

  • Jardel Martinazzo
  • 29/04/2019 17:06
5619573235cc75b92aa1b29.20632502.jpg

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Lindenberg entrará em funcionamento. A nova unidade que foi construída na gestão anterior com recursos do Governo Federal e equipada pela atual administração. Estará à disposição da comunidade a partir desta terça-feira (30). Serão realizados os atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos.

A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (29) pela secretária de saúde, Kamille Sartori Beal. Ela destaca ainda que os atendimentos do Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro São Cristóvão será transferido para a nova estrutura da Vila Sete de Julho.

Kamille explica ainda que a equipe técnica está realizando a restruturação de abrangência de área e assim que o trabalho estiver concluído, será feita a divulgação à comunidade sobre os atendimentos.

Quanto o ESF do Loteamento São Luiz, que foi interditado recentemente pela Vigilância Sanitária, a secretária explica que o local não dispõe de uma estrutura física e o prefeito disse que não quer uma solução paliativa e sim, definitiva.

Ainda na gestão do ex-prefeito Andevir Isganzella, o município de Capinzal havia sido contemplado com outra UBS para o Loteamento São Luiz. À época a administração chegou a apresentar dois terrenos localizados na divisa dos Loteamentos São Luiz e Benjamin Dorini, sendo escolhido o terreno localizado na Rua Orvalino D'agostini.

Porém, de acordo com a atual secretária de saúde, Kamille Beal, como a administração anterior não teve como “bancar” a contrapartida, o dinheiro foi retido e o Ministério da Saúde notificou o município a devolver o recurso.

“Estamos aguardando o retorno de algumas conversas que tivemos e, assim que tivermos algo definitivo, estaremos repassando à população. Enquanto isso os atendimentos do Loteamento São Luiz estão sendo feitos na Unidade Central de Saúde”, destacou a secretária a qual confirmou ainda a autorização do prefeito para a aquisição de uma nova Van para o transporte de pacientes. Serão investidos R$ 180 mil com recursos próprios.

 


Enquete