Agricultura

Prefeituras adotam medidas para tentar amenizar escassez de chuva na região

  • Jardel Martinazzo
  • 27/03/2020 09:06
14380464145e7e46481e3124.57045209.jpeg

Além de causar prejuízos à agricultura, a estiagem também tem afetado o abastecimento de água em alguns municípios, tanto para o consumo humano como dos animais. Nessa semana a prefeitura de Zortéa adotou o racionamento. A interrupção do fornecimento de água ocorre das 14h e 17 horas.

Em Campos Novos, o secretário de agricultura, João Batista Ramos de Almeida, informou que apesar da equipe reduzida, a secretaria está transportando água potável para diversas propriedades e ainda abrindo bebedouros para os animais. Considerado o Celeiro catarinense, o município que já decretou Situação de Emergência.

Em Capinzal e Ouro, a preocupação com a estiagem também é grande, sendo que as prefeituras já atenderam algumas comunidades com transporte de água e abertura de bebedouros. O SIMAE – Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto ainda não sinaliza o racionamento. Por outro lado, a recomendação é que a população não desperdice água.

Conforme a reportagem da Rádio Capinzal verificou na manhã desta sexta-feira (27) o nível do Rio do Peixe está muito baixo. Em alguns pontos, como na região do bairro Parque e Jardim Ouro onde ocorre à saída da procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, as pedras estão à mostra e facilmente é possível chegar até a metade do rio sem molhar os pés.

Em contato com o diretor do SIMAE, Sidnei Penso, o mesmo informou à reportagem que apesar deste cenário a situação ainda está dentro da normalidade e sem qualquer problema que possa afetar a demanda de consumidores. Na próxima semana fará uma análise mais detalhada.

 

 


Enquete