Jornal A Semana

PREPARAR O NATAL, PREPARAR O PRESÉPIO PARA O SALVADOR, JESUS MENINO

  • Douglas Varela
  • 14/12/2017 08:40
2009384565a3255765b1a44.97949688.jpg

Todos nós nos preparamos para as coisas importantes, festas importantes, acontecimentos especiais. Faz parte de nossa cultura, de nosso modo de ser o esforço e dedicação na preparação de nossos eventos importantes. E para nós cristãos estamos diante do maior evento da humanidade, DEUS SE FAZ GENTE COMO NÓS, VEM SER UM DE NÓS, ENCARNA-SE NO MEIO DE NÓS.

Como diz esta música natalina: “NATAL É VIDA QUE NASCE, NATAL É CRISTO QUE VEM. NÓS SOMOS O SEU PRESÉPIO E NOSSA CASA É BELÉM”. Vamos então nos prepararmos para que esta vida venha com muito vigor, com muita intensidade em nossa paróquia, em nossa comunidade, em nossa família e em cada um de nós.

Sem dúvida montar um presépio na sala de nossa casa, em nossa capela, mesmo na vitrine de nossa loja ou comércio é uma simbologia franciscana muito interessante. Visualizar este Cristo que vem ao nosso meio. Porém, junto com esta devoção precisamos aprofundar ainda mais nossa preparação, pois como diz o refrão da música “nós somos o seu presépio e nossa casa é Belém”. Estarmos em paz e harmonia entre nós como família, como vizinhos, como comunidade. Tirar de dentro de nós todo desejo de vingança, toda raiva, ira contra quem quer que seja. Buscarmos uma boa confissão pra termos a certeza que nosso coração está puro e preparado para o menino Deus nascer. Como família e comunidade organizarmos e fazermos com muito carinho nossa novena de natal. Neste momento junto com os vizinhos e amigos vamos rezar, pensar, apreender e recordar os lindos ensinamentos natalinos. Como é importante a este momento de comunidade com a novena de natal. Seja você um missionário na sua rua, na sua quadra, no seu prédio a organizar e convidar os vizinhos para uma novena de natal.

E como nos diz Mateus 25,40 “O que fizerdes ao menor, ao mais pequenino é a mim que fazeis”. Sugiro que cada família encontre na sua comunidade, na sua vizinhança uma família pobre, necessitada e como família decidam o que dar e fazer para esta família neste natal. Eu sempre penso que deveríamos partir de nós mesmos, ou seja, o que eu mais gostaria que tivesse no meu natal, na minha casa, na minha família? E aí praticando o ensinamento de Jesus de “Amar o próximo como a mim mesmo” eu e minha família faremos isto para esta mais necessitada e carente. É muito educativo e nos compromete mais quando a família toda (pais e filhos) forem juntos a esta casa levar e fazer este gesto de amor.

Outro gesto lindo que podemos fazer neste tempo de preparação é gastarmos um pouco do nosso tempo com nossos irmãos e irmãs velhinhos, doentes que não conseguem mais sair de casa. Ir até eles numa tarde, ou noite, levando um chimarrão, alguns petiscos para passarmos alguns momentos conversando, fazendo um momento de convivência. Visitar e estar com aqueles que estão limitados na sua capacidade de ir e vir.

Cuidarmos para não cair na tentação que Natal é do Papai Noel, isto é uma questão puramente comercial e capitalista. Natal é Vida que nasce, natal é Jesus que vem. Ele quer vir no meu coração, na minha casa. Ele quer nascer no presépio do meu lar. Deus nos dê este discernimento importante para que o personagem central e único do nosso natal seja Ele: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

 


Enquete