Geral

Presidente da FAASC visitou o Núcleo dos Apicultores da ACIRP

  • Douglas Varela
  • 15/07/2018 20:21
15781998895b4bd76bcb8248.91696850.jpg

O presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina – FAASC esteve no fim de semana visitando as associações de apicultores do meio oeste Catarinense, e neste domingo (15), no período da manhã visiou a ARPROMEL, núcleo dos apicultores da ACIRP, nas dependências da casa do mel.

Segundo o presidente Nésio Fernandes de Medeiros a FAASC defende os apicultores, sendo assim é preciso estar presente nos municípios, conhecer a realidade para falar em nome do apicultor e estreitar os laços, inclusive do produtor de mel até o consumidor.

 Ainda comentou que a ARPROMEL está no caminho certo e que é possível sim, fazer o registro do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, para que o produto chegue num preço mais acessível ao consumidor, estimular o consumo e assim abrir ainda mais o mercado.

 O presidente afirma que Santa Catarina é referência nacional, enquanto o estado produz 68kg de mel por quilometro quadrado, o Brasil produz 05kg, outros estados tem se espelhado na apicultura catarinense. Inclusive, o estado sediou o Congresso Brasileiro de Apicultura que contou com 2500 participantes, 60 stands, um dos maiores já realizados.

“Santa Catarina é sem sombra de dúvida a maior referencia nacional para apicultora brasileira”. Afirmou o presidente Nésio Fernandes de Medeiros.

 O presidente no núcleo Eloércio Pereira, relatou como importante e gratificante receber o presidente da FAASC, um incentivo a todos os produtores em dar continuidade a este trabalho.

 Como surgiu a FAASC

 O associativismo apícola teve início na década de 1970 com o aparecimento das abelhas africanizadas que mudaram radicalmente seu comportamento tornando-as bem mais agressivas (defensivas) que as abelhas ápis-melíferas, de origem européia que aqui habitavam. Os apicultores precisaram se organizar para discutirem como iriam manejar estas abelhas.

 Inicialmente criou-se uma Associação Catarinense de Apicultores – ACA, de abrangência estadual. Após alguns anos sentiu-se a necessidade de regionalizar estas associações, pois, teriam dificuldade em promover reuniões frequentes de âmbito estadual.

No ano de 1979 fundou-se a Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina - FAASC - para que representasse todas as associações. Hoje a FAASC congrega 85 associações filiadas, representando aproximadamente, 3 mil apicultores. Está instalada junto à Cidade das Abelhas, na Rod. Virgilio Várzea - Florianópolis SC.

 A FAASC é uma entidade de representação, assistência e de promoção do associativismo apícola, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública estadual e municipal.

Promove anualmente a Feira do Mel em Florianópolis e é a principal entidade organizadora do Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores. Em 2009, a FAASC alterou seus estatutos, passando a representar também os Meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) com a seguinte denominação: Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina - FAASC.

Fotos: ACIRP


Enquete