Jornal A Semana

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES DE TRABALHO

  • Douglas Varela
  • 03/03/2017 09:19
150601786958b9605e3b9b09.62306373.jpg

Muitos perguntam: como evitar os acidentes de trabalho? A resposta não é simples, e primeiramente devemos entender as principais causas de acidentes de trabalho para conseguir inicialmente prevenir os acidentes e, logo, promover mais segurança, saúde e qualidade de vida aos trabalhadores.

Entre as principais causas de acidentes de trabalho no Brasil, destacam-se:

Não utilizar o EPI adequado; Negligência na instrução ao trabalhador; Falta de conhecimento técnico; Atitudes imprudentes; Ausência ou negligência na fiscalização; Não-cumprimento de leis trabalhistas; Negligência aos direitos dos trabalhadores; Não-manutenção ou não-reposição de maquinários.

Entre os trabalhadores, apurou-se que há outras atitudes que nos levam às principais causas de acidentes de trabalho, entre elas pode-se citar: Uso do celular durante o expediente ou em trânsito; Discussões sobre futebol; Fofocas no ambiente de trabalho; Fase final de uma obra; Manter encarregados que não se relacionam bem com a equipe; Mudanças inesperadas de turno.

Como podemos verificar o uso do celular começa a tomar uma posição de vilão. O celular traz inúmeros benefícios, entretanto está se tornando responsável por diversos acidentes de trabalho, bem como acidentes de trânsito. A desatenção é um dos principais responsáveis pelos acidentes, e o celular traz a desatenção necessária para ocorrer o acidente, já que basta uma fração de segundo para ocorrer um acidente. Antes as pessoas tinham o habito de falar ao celular enquanto dirigem, hoje é mais perigoso, pois as pessoas ficam digitando mensagens enquanto dirigem.

É preciso pensar e reavaliar todas as atitudes citadas. Treinamentos que tragam empregadores e trabalhadores à consciência de segurança é uma possível solução para a redução dos acidentes. O importante é saber que somente compreendendo as principais causas dos acidentes de trabalho é possível efetuar a prevenção correta e poupar milhares de trabalhadores e empregadores de consequências que, às vezes, são para toda uma vida inteira.

 


Enquete