Jornal A Semana

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS EM ODONTOLOGIA

  • Douglas Varela
  • 07/10/2017 09:19
134133615059d8c66b21c641.26253919.jpg


É fácil compreender a crescente demanda por procedimentos capazes de restituir a beleza do sorriso, dadas as incontáveis vantagens sociais, profissionais e afetivas atribuídas a pessoas com boa aparência. Entretanto, a despeito da atualidade do tema, muitas pessoas mantém-se alheias aos recentes avanços e deixam de usufruir das novas alternativas de tratamento. Por essa razão, a seguir serão apresentados alguns dos procedimentos estéticos mais comuns na moderna prática odontológica realizada em nosso consultório:

• CLAREAMENTO DENTAL: extremamente eficaz e seguro, desde que executado por um dentista habilitado. Em determinados casos, os resultados são tão marcantes que chegam a alterar a auto-imagem e auto-confiança dos pacientes. Pode ser indicado isoladamente ou como etapa inicial de uma reabilitação estética mais ampla.

• RECONTORNO DENTAL: é um procedimento bastante simples, e que propicia marcante melhoria estética em casos selecionados, através da harmonização das proporções dentais. Pode ser realizado por meio de desgastes seletivos ou por adição de materiais restauradores estéticos em locais pré-determinados.

• RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS DIRETAS EM DENTES ANTERIORES: indicadas para correção de alterações de forma e cor, como as associadas à fraturas e lesões de cárie, por exemplo. Por serem confeccionadas diretamente sobre o dente, demandam grande habilidade do dentista para a obtenção de resultados excelentes.

• RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES: indicadas em substituição às tradicionais restaurações metálicas, em dentes com lesões de cárie pequenas e médias. Demandam grande habilidade do dentista para a obtenção de resultados estéticos e duradouros.

• PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS: são os mais importantes para a manutenção de excelente saúde e estética ao longo do tempo. Em primeiro lugar, não é possível desvincular estética e saúde, visto que as desarmonias estéticas frequentemente estão relacionadas a ocorrência prévia das doenças cárie e periodontal, a traumatismos, e a hábitos negativos do paciente. Em segundo lugar, a longevidade de todo e qualquer procedimento está diretamente relacionada à manutenção dos resultados pelo paciente, através de novos e melhorados hábitos de higiene bucal.

Esse texto não pretende esgotar os assuntos enfocados. Caso deseje maiores informações sobre algum dos procedimentos, procure um Dentista Especializado e usufrua dos benefícios de um sorriso perfeito.


Enquete