Jornal A Semana

PROERD capacita 165 alunos atualmente em Capinzal e Ouro

  • Douglas Varela
  • 15/04/2018 07:00
11038842715ad205581ab9d0.89643433.jpg

Tem sequência neste primeiro semestre nas escolas municipais, estaduais e particulares de Capinzal e Ouro e do Distrito da Barra do Leão (Campos Novos) o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD). A iniciativa é da Polícia Militar com o apoio das secretarias municipais da educação.

A capacitação é dirigida atualmente a 165 alunos do ensino fundamental. No município de Ouro estão sendo atendidas as escolas Frei Crespim (Distrito de Santa Lúcia), Professor Guerino Riquetti (Bairro Navegantes), Felisberto Vilarino Dutra (Parque e Jardel Ouro) e o Colégio Luterano Santíssima Trindade.

Em Capinzal, o PROERD está sendo aplicado nas escolas Carlos Jaime da Rocha (Lindenberg), Ernesto Hachmann (Barro Preto) e São Cristóvão (Bairro São Cristóvão). No segundo semestre será extensivo também para as escolas Viver e Conhecer, Belisário Pena, Bernardo Moro Sobrinho (Vila Sete de Julho) e Vilson Pedro Kleinubing (Loteamento Parizotto).

A Escola André Rebouças do Distrito da Barra do Leão, interior de Campos Novos, também estão recebendo atenção especial da Polícia Militar neste primeiro semestre.

Entre os temas abordados em sala de aula estão: o efeito destrutivo do entorpecente no organismo e na forma como o cérebro funciona; o impacto das drogas na sociedade desde a família até a segurança pública.

Os alunos do PROERD aprendem como evitar situações que levam ao consumo das drogas, bem como a forma mais eficaz de se comunicar, se impondo e dizendo "não". São orientados a reconhecer as verdadeiras e falsas amizades e a quem recorrer nos momentos de perigo. Os instrutores também estão preparados para responder a todos os questionamentos dos alunos.

O PROERD proporciona principalmente a aproximação da Polícia Militar com a sociedade e com esta nova geração. Em Capinzal, o trabalho é conduzido pelo Soldado Diego Vetorazi.

20 Anos

Nesta segunda-feira, dia 16,  a Câmara de Vereadores de Capinzal fará uma sessão especial para marcar os 20 anos de atividades do PROERD em Santa Catarina. A sessão terá início às 20h. 

No município de Capinzal, o Programa funciona desde 2006. O primeiro instrutor foi o Soldado Paulo Cesar da Silva (hoje Sargento em Navegantes). De 2009 a 2012 a capacitação passou a ser conduzida por policiais do Batalhão de Herval D'Oeste e desde de 2012, o PROERD está sob os cuidados do Soldado Vetorazi. Nos últimos 06 anos foram atendidos quase 03 mil educandos.

Enquete