Legislativo

Programa Rede de Vizinhos foi apresentado na Câmara de Vereadores de Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 02/10/2018 20:57
981501595bb4088e39b123.49336012.jpg

Na primeira sessão ordinária de outubro na noite desta terça-feira (02) os vereadores capinzalenses receberam a visita do comandante da Polícia Militar, capitão Cleverson Garcez e a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) Rose Vilarino Bonadimann.

O oficial utilizou a tribuna para explanar sobre o programa Rede de Vizinhos que está sendo implantado gradativamente no município. A primeira célula foi na comunidade de Engenho Novo, estão em fase de implantação no Loteamento Poente do Sol, Loteamento Colina e Linha Gramado.

Garcez conta que o programa já está surtindo efeitos, sendo que através de membros do grupo, na comunidade de Engenho Novo, foi auxiliado na recuperação de uma moto furtada. A troca de informações ocorre por meio de um grupo de WhatsApp.

Segundo o comandante, a expectativa é ampliar o programa para outros locais, inclusive, na área central, mas para tanto se faz necessário o apoio da comunidade e ainda o envolvimento da classe empresarial. Todos os interessados passarão por uma avaliação por meio de um cadastro e depois serão inseridos ao grupo. 

Rede de Vizinhos 

O Programa foi instituído pela Polícia Militar de Santa Catarina em 2016. Trata-se de uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade.

A intenção do programa “Rede de Vizinhos” é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro ou da comunidade. Tudo que aparece de anormal, alguma pessoa ou atitude suspeita deve ser compartilhada entre os moradores.


Enquete