Jornal A Semana

Projeto piloto de manutenção de estradas está em andamento no interior de Capinzal

  • Douglas Varela
  • 03/02/2017 07:00
139831564358932f07036322.50565586.jpg

Produto importado da África do Sul promete ampliar em até 05 anos a vida útil das vias

 A recuperação e a conservação das estradas vicinais estão entre os principais desafios das administrações municipais da região. Um projeto piloto em andamento no interior de Capinzal promete facilitar as coisas a partir de agora.

A experiência está sendo desenvolvida desde o segundo semestre do ano passado pela SG Terraplenagem nas vias de acesso a comunidade de Lauro Muller. A empresa capinzalense venceu o processo licitatório para a recuperação de 7,2 quilômetros de rodovias não pavimentadas através do Programa SC Rural, idealizado pelo governo catarinense. O foco é garantir acesso de qualidade as pequenas agroindústrias do estado.

De acordo com o empresário Pedro Abreu, sócio proprietário da SG, a empreiteira está utilizando um produto inovador chamado de “Estabilizante com Aglutinante do Solo”. O produto é importado da África do Sul e custa em média R$ 820,00 o litro. A aplicação seguiu as especificações técnicas de um engenheiro responsável de Curitiba (PR).

Abreu afirma que inicialmente a empresa realizou a adequação do leito da rodovia com a remoção da camada verde, ajustes das bocas de lobo e das sarjetas. Depois a base da estrada foi mexida com a utilização de um escarificador e de uma grade, houve a aplicação do produto, a compactação e posteriormente a colocação de uma camada de brita. O processo dispensa a utilização do cascalho, cada vez mais escasso na região.

Dos 7,2 quilômetros contratados, 4,6 já estão concluídos e os resultados até aqui são surpreendentes. “Vistoriou o trecho praticamente todos os dias e não percebi deformidade na estrada mesmo quando ela é utilizada por caminhões pesados que atendem os aviários existentes na região” afirma o empresário.

Abreu afirma que o produto impede que a umidade advinda principalmente da chuva infiltre no eixo da via e cause as deformações corriqueiras. “A vida útil desse produto é de até 05 anos, o que barateia e muito os custos para as prefeituras” comenta.

Se os resultados foram favoráveis, a SG Terraplenagem pretende expandir a utilização do produto para as demais prefeituras da região.


Enquete