Religião

Promover a cultura da paz é o objetivo da Campanha da Fraternidade, afirma Dom Mário

  • Marines Delazari Varela
  • 16/02/2018 14:50
17040665365a870fc96fb409.36931341.png

O Bispo da Diocese de Joaçaba, Dom Frei Mário Marquez OFMCap, afirmou em entrevista a Pastoral da Comunicação (PASCOM) que a principal intenção da Campanha da Fraternidade deste ano é a promoção da paz. “Assim como nos afirma São Francisco de Assis, precisamos ser instrumentos de paz em nossa vida particular e no convívio social”, declarou.

A Campanha Nacional da Fraternidade foi lançada oficialmente no dia 14 de fevereiro deste ano durante a Celebração de Quarta-feira de Cinzas e se estende pelos 40 dias da Quaresma, período que antecede a Páscoa do Senhor. Na edição de 2018, a Campanha tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e como lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Durante este período, a Igreja Católica no Brasil, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é convidada para ampliar o diálogo em relação ao mal causado pela prática da violência em suas mais variadas esferas. “Sabemos que a violência infiltra-se na sociedade das mais variadas formas. Podemos citar, por exemplo, a violência doméstica, a violência contra jovens, violência no campo e na cidade, violência causada pelas drogas, violência carcerária, entre outras, que afetam e, diretamente, causam danos, muitas vezes irreversíveis nas pessoas e na nossa sociedade. Por esse motivo, vamos promover uma cultura do perdão, da reconciliação, do diálogo, da tolerância para que se construa a verdadeira paz nos respeitando como irmãos e não como inimigos uns dos outros”, afirmou o religioso.

Neste sentido, toda a Diocese de Joaçaba, composta por 25 Paróquias, 626 comunidades em 31 municípios, está engajada em promover um amplo debate sobre este assunto com o objetivo de promover junto a comunidade uma cultura de paz e amor ao próximo. “Agindo desta forma, estaremos seguindo o evangelho de Jesus Cristo que afirma: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, finalizou o Bispo. 

Ouça abaixo a entrevista com o Bispo Dom Mário Marquez

Fonte: Pascom Diocese de Joaçaba


Enquete