Geral

Realizada audiência pública da PCH Barra do Pinheiro

  • Jardel Martinazzo
  • 12/07/2018 08:39
1237783905b473e347e68f5.45830789.jpeg

Na noite desta quarta-feira (11) o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou no auditório da Escola de Educação Básica Mater Dolorum, em Capinzal, Audiência Pública onde foi apresentado o projeto da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Barra do Pinheiro. O empreendimento será construído no Rio do Peixe entre os municípios de Capinzal e Ouro.

Estiveram presentes no encontro proprietários de terrenos que devem ser atingidos, demais moradores, autoridades e um grupo de alunos do educandário que acompanharam as explanações que foram feitas pelos técnicos e responsáveis pelo projeto e o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

O engenheiro Ricardo Kern, diretor da RTK Engenharia, empresa responsável pelo empreendimento confirma que a realização da audiência atende uma das etapas para a realização da obra que terá um investimento de R$ 87 milhões.

Kern conta que a ideia do empreendimento surgiu a partir do inventário hidrelétrico do Rio do Peixe realizado em 2006, sendo entregue na FATMA, hoje IMA no ano de 2012 que posteriormente foi avaliado e aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Em 2016 a RTK iniciou o projeto básico que foi aprovado pela ANNEL em 2017.

O diretor da RTK conta que a PCH Barra do Pinheiro terá uma barragem com cerca de 10 metros de altura. O reservatório que deve atingir aproximadamente 60 hectares, sendo que em torno de 25 hectares de terrenos serão desapropriadas. A partir da autorização para construção o cronograma prevê um prazo de conclusão de dois anos. A potência a ser instalada é de 14,7 MW.

As obras consistirão da construção de uma estrutura de barragem/vertedouro de soleira livre, cinco comportas de segmento, barragem de concreto, tomada d’água/casa de força acopladas e abrigada sem derivação. A Linha de Transmissão (LT) que transportará a energia gerada pela PCH Barra do Pinheiro até a Subestação Coletora Rio do Peixe será implantada com tensão nominal de 34,5 kV, extensão de aproximadamente 17,1 km, circuito simples, cabo CA 636 MCM.

 

Enquete