Legislativo

Reflexos dos impostos: Gerente regional da CELESC garante que não houve aumento na tarifa de energia elétrica

  • Jardel Martinazzo
  • 26/02/2019 08:53
14951133465c752aef22eac2.18055949.jpeg

Os supostos aumentos na conta de energia elétrica nos últimos meses foi tema de uma reunião na tarde desta segunda-feira (25) na Câmara de Vereadores de Capinzal. O encontro atende um Ofício de autoria do vereador Bruno Michel Fávero (SD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). As explanações foram feitas pela gerente regional da CELESC, Silvia Pozzobon que esteve acompanhada pelo gerente local da Estatal, Diogo Spadoto.

Durante a reunião, duas moradoras apresentaram faturas de energia que denotam uma grande diferença de valores de um mês para outro, o que causou desconfiança quanto o possível aumento abusivo. Porém, a gerente regional da CELESC afirmou que não houve aumento da tarifa. Ela garantiu que a mesma é reajustada somente em agosto e que o aumento percebido é reflexo da variação dos impostos e ainda aumento do consumo.

Silvia explica que houve uma grande variação do PIS/COFINS e que entre setembro do ano passado e janeiro deste ano, os impostos praticamente triplicaram. Disse que os consumidores que fazem parte da classe residencial, que tem um consumo de até 150 KW por hora, o ICMS incidente chega a 12%, sendo que passando disso aumenta para 25%. Já nas classes comercial e industrial o ICMS se mantém em 25%, para a área rural quando o consumo chega até 500 KW/h fica em 12% do imposto e acima chega a 25%. Ela frisa que isso não é definido pela CELESC.

Silvia aproveitou a oportunidade para confirmar que serão feitos investimentos significativos na poda e roçada nas margens da rede. Lembrou que não basta a efetividade do serviço por parte da Celesc se a população não colaborar, no sentido de evitar o plantio de árvores nas imediações. Confirmou ainda a substituição de um transformador na SUBESTAÇÃO de Capinzal. Garantiu que a troca não tem relação alguma com sobrecarga da rede, apenas será ampliada a capacidade de distribuição de energia para a região de abrangência.


Enquete