Saiba o que é a Síndrome da Vibração Fantasma e veja se você é afetado por este fenômeno

A vibransiedade é uma alucinação muito comum entre os usuários de celulares

Saiba o que é a Síndrome da Vibração Fantasma e veja se você é afetado por este fenômeno Roni Rigon/Agencia RBS
68% dos participantes já passaram pela situação de sentir o celular vibrando, quando não vibrouFoto: Roni Rigon / Agencia RBS

Você já ouviu falar na Síndrome da Vibração Fantasma? É aquela sensação que você tem de sentir seu celular vibrando, quando na verdade ele não está. Essa "vibransiedade" é uma alucinação muito comum entre os usuários de celulares, principalmente quem não desgruda do aparelho nem por um minuto.

Um estudo feito pela Division of General Medicine do Baystate Medical Center apontou que 68% dos participantes já passaram pela situação de sentir o celular vibrando, quando não vibrou. 87% passam por isso pelo menos uma vez por semana e 13%, passam pela situação todos os dias.

O fenômeno é recente, e as pesquisas feitas ainda não são conclusivas. A hipótese mais provável dada pelos cientistas é a da antecipação. O cérebro humano está cada vez mais sendo bombardeado por um excesso de interrupções e acaba desenvolvendo uma estratégia de dedução baseada na possibilidade mais frequente, um processo chamado de "hypothesis guided search". 

Por isso, qualquer coisa batendo de leve em sua mochila ou se mexendo dentro de seu bolso acaba sendo interpretado como uma vibração, fazendo você achar que é o seu celular. E quanto mais ansiosa a pessoa estiver por interações com os amigos digitais (ou com outros tipos de vibração), pior ficam os sintomas.

E a cura?

Esse não é um problema sério, mas se a vibração fantasma começar a incomodar muito, existem maneiras para acabar com ela. 39% das pessoas pesquisadas conseguiram acabar com o incômodo da vibransiedade quando começaram a usar apenas sinais sonoros nos celulares.

Fonte: HORA DE SANTA CATARINA

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar

Faça seu comentário

Teste de Segurança