Jornal A Semana

SÃO GABRIEL, SÃO MIGUEL E SÃO RAFAEL

  • Douglas Varela
  • 28/09/2019 09:47
12254656395d8f56a60d21e2.37662667.jpg

Neste artigo iremos falar um pouco sobre cada um dos três Arcanjos, Gabriel, Miguel e Rafael(A Igreja celebra em 29 de setembro a festa litúrgica dos Santos Arcanjos).

São Gabriel Arcanjo

Gabriel Arcanjo é conhecido como o “Anjo da Redenção”, porque em suas passagens sejam no antigo ou no novo testamento são ligadas com a vinda do Salvador.

O nome Gabriel significa “Emissário do Senhor” ou ainda “Homem Forte de Deus”, sendo por muitas vezes o mensageiro de fatos importantes como o anúncio a Zacarias da vinda de seu filho, o Profeta João Batista.

Mas além disso, São Gabriel foi incumbido de levar a mais importante das mensagens, diretamente para Maria, sobre a vinda de Cristo, sendo inclusive nesta passagem, onde sua saudação se tornou uma das mais belas orações do cristianismo:

“Entrando, o anjo disse-lhe: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo.”(Lucas 1: 28)

São Gabriel Arcanjo é representado por vários pintores vindo sempre de encontro a Maria trazer as boas novas. Além disso, a imagem de Gabriel normalmente é associada a uma trombeta, o instrumento utilizado para a anunciação.

São Gabriel é tido como Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones.

 

São Rafael Arcanjo

São Rafael o arcanjo que auxilia os doentes, hospitais, além de ser considerado o guardião da saúde, inclusive pelo seu nome que significa: “Deus te Cura”.

Tendo esta atribuição por conta do Livro de Tobias, quando ensina ao próprio Tobias, como curar a cegueira de seu pai Tobit que estava tendo sua fé questionada por conta desta enfermidade.

São Rafael também cuida da saúde física espiritual trazendo conforto nos momentos de grandes dificuldades ou tristeza, como quando auxiliou Sara que era atormentada por um demônio que matava seus maridos na noite de núpcias, indo em socorro dela para afastar o demônio que a afligia.

O Anjo é considerado o protetor e padroeiro dos viajantes, como quando em Tobias, acompanha o próprio durante sua viagem, onde às margens do rio Tigre obteve o peixe que alimentou Tobias durante a noite, e o orientou para que guardasse o fel que mais tarde seria utilizado para curar os olhos de seu pai Tobit (Tb 6:5).

Além de suas passagens São Rafael é tido como Padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

 

São Miguel Arcanjo

Conhecido como: Miguel Arcanjo, São Miguel, ou São Miguel Arcanjo, seu nome significa: “Quem é similar a Deus ?”.

O nome de Miguel é uma pergunta retórica para qual se espera a resposta: ninguém é como à Deus, tornando-o um símbolo de humildade perante Deus.

São Miguel Arcanjo é muito conhecido pela citação de João no livro do Apocalipse onde ele lidera os anjos de Deus além de expulsar Lúcifer seus anjos caídos para o inferno.

“Houve uma grande batalha: Miguel e seus anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão também lutou, junto com seus anjos, mas foram derrotados, e não houve mais lugar para eles no céu.” – Apocalipse, 12, 7-8

Por conta desta passagem ao longo dos anos, a representação mais famosa de São Miguel é a imagem do Arcanjo sobrepujando o demônio.

Além disso, o Arcanjo Miguel também é citado no velho testamento no livro de Daniel sendo representado como um grande apoio de Israel durante os 70 anos de cativeiro na babilônia, trazendo esperança ao povo que sofria.

Arcanjo Miguel é considerado o Padroeiro da Igreja Católica, dos Policiais, Marinheiros e em especial dos doentes.

As orações a São Miguel são direcionadas para aqueles que estão passando por grandes momentos de dificuldade, ou com grandes desafios à frente.


Enquete